TÓQUIO

Japão quebra tabu e vence Brasil pela primeira vez na história em amistoso

Seleção brasileira abriu 2 a 0 no marcador, mas levou a virada em 25 minutos do segundo tempo

Paula Coura/O Tempo
Publicado em 14/10/2025 às 10:26
Compartilhar

Japoneses celebram vitória histórica diante do Brasil em amistoso (Foto/Yuichi Yamazaki/AFP)

O Japão quebrou o tabu diante do Brasil que durava 36 anos. Nesta terça-feira (14/10), quando as duas seleções se enfrentaram em amistoso em Tóquio, melhor para os donos da casa, que venceram por 3 a 2, uma virada espetacular com três gols em apenas 25 minutos. Foi o primeiro triunfo do time asiático em 14 partidas disputadas com os brasileiros desde 1989. Se o primeiro tempo foi de domínio brasileiro, a etapa final deixou enlouquecida a torcida no Ajinomoto Stadium. 

Os gols do Brasil foram marcados na etapa inicial por Paulo Henrique, ex-Atlético e titular absoluto da lateral direita do Vasco, e Gabriel Martinelli, ponta do Arsenal (ING). Após lambança de Fabrício Bruno, zagueiro do Cruzeiro, o Japão descontou com Minamino, empatou com Nakamura e virou com Ueda. Tudo em apenas 25 minutos, já no segundo tempo. Mas, para além dos gols, a partida foi mais uma oportunidade do técnico Carlo Ancelotti testar jogadores visando a Copa de 2026, além de implementar seu sistema de jogo. 

A começar pela defesa. Se nos últimos cinco jogos o Brasil havia levado apenas um gol (na vitória da Bolívia por 1 a 0, ainda na fase das Eliminatórias), diante do Japão foram mais três, somando quatro gols em seis jogos. Muito em função de falhas individuais, como a do zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro, que escorregou na área e deu praticamente passe para Minamino marcar o primeiro gol dos japoneses. Ele também não conseguiu parar Nakuma, que igualou o marcador.

O meio de campo, com Casemiro e Bruno Guimarães, garantiu combatividade e a qualidade no passe, conforme queria Ancelotti, deixando para o ataque livre para que as 'estrelas' ficassem soltas para criar e marcar gols. E, no primeiro tempo, parecia que o encaixe estava perfeito. Mas, na etapa final, o que se viu foi um Japão ainda mais fechado e o ataque brasileiro desperdiçando chances que não poderia. 

Vini Jr., ora puxando a marcação, ora dando passe, fez girar a bola. Lucas Paquetá, atual West Ham (ING), também foi destaque, assim como na goleada diante da Coreia do Sul, dias atrás. Ele foi o pivô das duas jogadas de gol. Primeiro, dando passe para Bruno Guimarães que deixou Paulo Henrique na cara do goleiro Suzuki, que não desperdiçou. Depois, de cavadinha para Gabriel Martinelli, que em boas condições ampliou para 2 a 0.

Restava ao Japão diminuir e quem sabe empatar a partida. Mas eles foram além. Após falha de Fabrício Bruno, Minamino marcou o primeiro gol dos donos da casa. A seleção japonesa ainda empatou, com Nakamura, após cruzamento de Ito. E virou com Ueda (16 gols com a camisa japonesa) de cabeça, que subiu praticamente sem marcação na pequena área brasileira. 

Nos 14 jogos realizados entre Brasil e Japão, contando com o desta terça e desde 1989, é a primeira derrota da seleção canarinho contra os adversários asiáticos. Ao todo, são 11 vitórias e três empates e uma derrota, com 37 gols brasileiros e nove japoneses. 

JAPÃO X BRASIL

motivo: amistoso internacional
Local: Ajinomoto Stadium, em Tóquio
Data: 14 de outubro de 2025
Árbitro: Kim Jong Hyeok (Coreia do Sul)

JAPÃO - Zion Suzuki; Taniguchi, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Sano, Minamino (Tanaka), Kamada (Ogawa), Doan (Machino) e Kubo (Ito); Ueda e Nakamura (Soma). Técnico: Hajime Moriyasu.

BRASIL - Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Lucas Paquetá (Richarlison); Luiz Henrique (Estêvão), Vini Jr. (Rodrygo) e Gabriel Martinelli (Matheus Cunha). Técnico: Carlo Ancelotti.

Gols: Paulo Henrique e Gabriel Martinelli e Rony (B); Minamino, Ueda, Nakamura (J)
Cartões amarelos: - Doan (J); Estêvão (B)
Público: 44.220 presentes
Renda: não disponível

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por