Número 33 do mundo, João Fonseca de 19 anos, defende pela primeira vez um título na ATP Tour (Foto/Instagram)
João Fonseca começa nesta quarta-feira, às 18h, sua campanha no ATP 250 de Buenos Aires. Atual campeão do torneio, o brasileiro enfrenta o chileno Alejandro Tabilo nas oitavas de final. Cabeça de chave número 3, ele estreia direto nessa fase.
Número 33 do mundo, o tenista de 19 anos defende pela primeira vez um título na ATP Tour. No ano passado, a conquista na Argentina rendeu seus primeiros 250 pontos como campeão em nível ATP.
Em janeiro, Fonseca tinha 205 pontos a defender por resultados obtidos no mesmo período de 2025, quando venceu o Challenger 125 de Canberra e chegou à segunda rodada do Australian Open. Neste ano, desistiu dos ATP 250 de Brisbane e Adelaide por lesão na região lombar e foi eliminado na primeira rodada do Major australiano. Com isso, perdeu 195 pontos no ranking.
Segundo o próprio jogador, os problemas físicos ficaram para trás. Ele afirmou estar 100% recuperado e treinando bem no saibro, após período de preparação no Rio de Janeiro e já em Buenos Aires.
Como campeão do ano passado, Fonseca precisa repetir o título para manter os 250 pontos. Por entrar direto nas oitavas, já tem 25 pontos assegurados. Se cair nas quartas, soma 50. Uma semifinal vale 100. O vice-campeonato rende 165.
Caso não alcance a pontuação máxima na Argentina, ele ainda poderá somar pontos no Rio Open, torneio de nível 500, que começa no dia 14.
No circuito da ATP, os pontos conquistados em cada torneio valem por um ano. Após esse período, são retirados do ranking. Por isso, o jogador precisa igualar ou superar a campanha anterior para evitar queda na classificação.