Incansável nos últimos dias em lamentar a eliminação da seleção brasileira da Copa da África do Sul, o presidente Lula sugeriu à CBF que faça como ele fez na época de sindicat renove sua direção a cada oito anos. O presidente da entidade, que comanda o futebol nacional, Ricardo Teixeira, está no cargo desde 1989.
"Eu não posso falar da CBF porque é uma entidade particular e eu não posso votar, não posso dar palpite. Eu acho que, se a CBF adotasse o que eu adotei quando era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, a cada oito anos a gente trocaria a direção da CBF. No sindicato, a gente trocava'', disse Lula.
O presidente falou ainda que a queda na Copa não pode afetar os esforços para ser campeão em 2014. "[Em] 2014 não tem 1950. Em 2014, nós vamos estar preparados para triturar quem vier.''
Lula chegou a Dar Es Saalam, na Tanzânia, no início da noite de hoje (tarde no Brasil). Ele está desde o dia 2 em um périplo por seis países africanos que terminará na África do Sul, onde assistirá à decisão do Mundial-2010.
Como nos dias anteriores, Lula poupou Dunga. "Jogar a culpa nas costas do Dunga é um exagero. Ele conseguiu mais do que muitos técnicos importantes'', afirmou.