Paratleta Poliana Sousa (Foto/Reprodução)
A atleta uberabense paralímpica Poliana Sousa levou um ouro e uma prata na 1ª fase do Circuito Brasil Loterias Caixa organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Ao Jornal da Manhã, a atleta conta que considera o desempenho “uma benção”.
A competição aconteceu nos dias 25 e 26 de março, na cidade de São Paulo/SP, e reuniu 324 inscrições, abrindo a temporada da modalidade em 2023. “Não melhoramos as marcas, mas, tecnicamente, arrasamos. Agora viramos a chave, porque esse mês tem mais, serão três competições esse mês, porém, ainda não decidi se vou nas três ou em uma ou outra. Mas o importante é que o trabalho vem sendo feito”, pondera Poliana.
Em seguida, a paratleta participou do Open Internacional de atletismo e garantiu três outros. A competição também aconteceu na capital paulista, retornando após quatro anos de hiato. O evento recebeu 150 inscrições, com atletas de elite do paradesporto nacional e internacional. “É onde a gente tem as chances de obter os índices para o ‘pré-Pan’ que vai acontecer em novembro de 2023, no Chile, e o campeonato mundial, que esse ano irá acontecer na França, e será um preparativo para as Olimpíadas de Paris. Até lá ainda tem algumas competições pra acontecer pra sair lista final”, conta.
Atleta da Associação do Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), Poliana estreou em 2008 nos jogos das paralimpíadas de Pequim. A paratleta também participou dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016, quando foi a 5ª colocada no arremesso de peso e a sexta do lançamento de dardo na classe F54, para cadeirantes com baixo controle de tronco.
Nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (Peru), em 2019, a uberabense levou o bronze na prova de lançamento de dardo e no ano seguinte ficou com a medalha de prata. Poliana também competiu em Tóquio em 2021. “Atualmente, eu sou a recordista brasileira na minha modalidade, que é lançamento de dardo”, explica.