O número de processos contra o Nacional Futebol Clube é significativo. Na 2ª Vara do Trabalho de Uberaba constam 26 ações, das quais 14 já foram arquivadas e outras onze estão em fase de execução.
Do total de ações, a maioria iniciada em 2007, seis têm como autores ex-funcionários do Bingo Uberaba Palace, com o qual o clube tinha uma parceria. Destes, quatro foram arquivados e dois estão em fase de execução.
Por causa de dívidas trabalhistas, a Justiça determinou para o dia 28 de julho a realização do leilão do estádio do NFC, avaliado em quase R$ 5,2 milhões. Valor muito superior às dívidas. Uma das credoras, por exemplo, deve receber R$ 5.742,00.
O atual presidente do Nacional, José Humberto de Moraes, explicou que os pagamentos dos valores estão sendo negociados com as partes contrárias. O prazo final é 28 de junho.
O presidente admitiu que já foram registradas mais de 30 ações envolvendo o bingo, e afirma que nenhum dos casos envolve funcionário do próprio NFC.
Ainda segundo José Humberto, caso os responsáveis pelo pagamento das dívidas não se manifestem, pretende acionar o avalista para tentar resolver a questão. Só não vai permitir que o Nacional tenha o patrimônio leiloado por conta destas ações.