Nos anos anteriores, o ganhador do prêmio de melhor jogador era revelado poucos dias antes
Rodri é jogador do Manchester City (Foto/FRANCK FIFE/AFP)
O volante Rodri, do Manchester City, é o vencedor do Bola de Ouro, premiação da revista "France Football" que movimentou o mundo da bola nesta segunda-feira (28 de outubro). Vinicius Junior, do Real Madrid, um dos indicados, não foi à premiação, que aconteceu em Paris, na França. Entre as mulheres, a eleita melhor jogadora foi a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona.
O Real Madrid, convencido de que o seu atacante brasileiro Vini Jr., embora favorito, não seria eleito vencedor do prêmio - ele foi o segundo - , decidiu não viajar a Paris e boicotou a premiação. Apesar disso, a organização, insistiu que "nenhum jogador nem clube sabiam" quem venceria de maneira antecipada.
Há semanas, inclusive meses, o nome de Vinicius aparecia com força para ganhar a Bola de Ouro. Até esta segunda-feira, muitos davam como fato consumado de que ele seria o vencedor da noite na categoria masculina.
Segredo?
Os organizadores da Bola de Ouro decidiram inovar este ano ao manter em segredo a identidade do vencedor até o final para evitar vazamentos para a imprensa. Nos anos anteriores, o vencedor era revelado poucos dias antes da entrega do prêmio. Todos os indicados foram convidados para a cerimônia que será realizada nesta noite em Paris.
O Real Madrid, campeão da Espanha e da Europa neste 2024, ganhou seis das dez Bolas de Ouro anteriores, quatro graças a Cristiano Ronaldo, uma com Luka Modric e outra com Karim Benzema.
Outros premiados
Destaque do Barcelona e da seleção espanhola, Lamine Yamal, de 17 anos, é o vencedor do Troféu Kopa da Bola de Ouro de 2024. O brasileiro Savinho, ex-Atlético, ficou em quarto.
Empatados
Os atacantes Harry Kane, do Bayern de Munique, e Mbappé, do Real Madrid, levaram juntos o Troféu Gerd Müller, de jogador com mais gols por clubes e seleções.
Clube do ano
O Real Madrid, que conquistou sua 15ª Champions League na temporada 2023/24, venceu o Campeonato Espanhol pela 36ª vez na história e foi o campeão da Supercopa da Espanha, levou o prêmio de melhor clube da Europa. Nenhum representante merengue recebeu a condecoração.
Melhor goleiro
O arqueiro da seleção argentina e do Aston Villa Emiliano "Dibu" Martínez levou o prêmio o melhor goleiro do mundo pelo segundo ano consecutivo. Confira:
Melhor treinador
O italiano Carlo Ancelotti foi eleito melhor técnico do ano no futebol masculino. O comandante do Real Madrid não esteve na premiação. No futebol feminino, o prêmio ficou com Emma Hayes, medalhista de ouro com os Estados Unidos nas Olimpíadas de Paris, e que também levou o Chelsea ao quinto título consecutivo no campeonato inglês feminino.
Fonte: O Tempo