"Fim de ciclo: Ronaldo Nazário se despede do Valladolid após quase seis anos como dono do clube espanhol" (Foto/Laura Leon/NYT)
Após quase seis anos à frente do Real Valladolid, Ronaldo Nazário encerrou sua passagem como proprietário do clube espanhol. O ex-jogador brasileiro oficializou a venda de sua participação majoritária para o grupo norte-americano Ignite, que tem investidores dos Estados Unidos, México e Espanha, além do apoio financeiro de um fundo europeu.
O acordo, que ainda depende da autorização do Conselho Superior do Desporto da Espanha, foi fechado por 50 milhões de euros — cerca de R$ 290 milhões, segundo informações do jornal espanhol Marca. Ronaldo havia se tornado acionista majoritário do Valladolid em 2018, quando adquiriu 51% das ações.
A decisão vem em meio a uma fase extremamente delicada para o clube. O Valladolid amarga o rebaixamento para a segunda divisão, ocupando a última colocação de LaLiga, com apenas 16 pontos conquistados em 37 rodadas. A temporada é marcada por baixo desempenho e insatisfação generalizada da torcida.
Além dos resultados ruins em campo, a gestão de Ronaldo passou a ser duramente criticada pelos torcedores, que chegaram a organizar protestos pedindo mudanças no comando do clube. Este é, inclusive, o terceiro rebaixamento do Valladolid desde que o ex-jogador assumiu a presidência.
Por meio de comunicado oficial, Ronaldo agradeceu à torcida, aos profissionais do clube e à imprensa, destacando que a operação marca o encerramento de um ciclo. O texto também informa que em breve serão anunciados mais detalhes sobre os planos dos novos proprietários e o projeto que pretendem implementar no time espanhol.
O movimento de venda do Valladolid acontece poucos meses depois de Ronaldo também ter se desligado do Cruzeiro, no Brasil, ao negociar sua participação na SAF do clube mineiro com o empresário Pedro Lourenço, um dos maiores patrocinadores do time celeste.
O Real Valladolid encerra sua participação na LaLiga neste sábado, contra o Leganés, já sem chances de evitar o rebaixamento. A expectativa da torcida agora se volta para a nova administração e os rumos que o clube tomará a partir desta mudança de comando.