O Atlético defende um tabu de 26 anos sem perder como mandante para times argentinos
O técnico Gabriel Milito terá o retorno do chileno Vargas, mas ainda não poderá contar com o atacante Hulk (Foto/PEDRO SOUZA/ATLETICO)
Ainda que o gramado da Arena MRV esteja em péssimas condições e o time tenha o desfalque do atacante Hulk, seu principal jogador, a palavra de ordem no Atlético é vencer. O Galo recebe o San Lorenzo, nesta terça-feira (20/8), pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. No duelo de ida, na Argentina, as equipes empataram em 1 a 1. Uma nova igualdade no placar leva a decisão para os pênaltis. Quem ganhar avança para enfrentar Fluminense ou Grêmio.
O Galo vem de três empates consecutivos. Além da necessidade de melhorar o futebol apresentado nos últimos jogos, o time terá que superar a condição ruim do gramado da Arena MRV, que novamente foi alvo de críticas por parte dos jogadores atleticanos após o empate em 1 a 1 com o Cuiabá. Na oportunidade, o técnico Gabriel Milito poupou boa parte dos titulares pensando justamente no confronto diante do San Lorenzo.
Invencibilidade
O Atlético defende uma marca de 26 anos sem perder como mandante para times argentinos. A última derrota foi para o Rosario Central, em 1998, no Mineirão, pela Copa Conmebol. Desde então, o Galo enfrentou os rivais vizinhos 13 vezes, com 11 vitórias e dois empates.
Contra o San Lorenzo, rival desta noite, foram dois confrontos em Belo Horizonte. Em 2000, o Atlético venceu por 3 a 2 no Mineirão, pela Copa Mercosul; e em 2018, as equipes empataram em 0 a 0 pela Copa Sul-Americana no estádio Independência.
Ao longo da história o Galo foi mandante em 20 jogos contra os argentinos. Foram 13 vitórias, cinco empates e duas derrotas.
Ídolo vetado
Ainda se recuperando de lesão na panturrilha direita, o artilheiro Hulk segue como desfalque. Já o atacante Vargas, recuperado de dores no joelho direito, fica à disposição do técnico Gabriel Milito. Para a vaga do camisa 7 alvinegro, disputam posição Cadu, Deyverson e Vargas.
Adversário em crise
O San Lorenzo chega em crise e aposta todas as fichas na Libertadores. O time não vence há seis jogos e perdeu o clássico para o Boca Juniors por 3 a 2, pelo Campeonato Argentino, no último domingo (18). O técnico Leandro Romagnoli, ídolo do clube, balança no cargo.
No jogo contra o Boca, o treinador do Ciclón poupou boa parte dos titulares visando o confronto contra o Galo. O zagueiro Johan Romaña, que cumpriu suspensão no jogo de ida, fica à disposição da comissão técnica argentina.
Ficha Técnica
Atlético x San Lorenzo
Atlético: Everson; Saravia, Battaglia, Alonso e Arana; Fausto Vera, Otávio, Scarpa e Bernard; Paulinho e Deyverson. Técnico: Gabriel Milito.
San Lorenzo: Altamirano; Arias, Luján, Campi, Báez; Trippichio, Irala, Remedi, Reali, Leguizamón; Cuello. Técnico: Leandro Romagnoli
Motivo: Jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
Data: 20/8
Horário: 21h30
Transmissão: Paramount+ e FM O TEMPO
Árbitro: Felipe González (CHI)
Auxiliares: José Retamal (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
VAR: José Cabero (CHI)
Fonte: O Tempo