O skatista uberabense Cadu Garcia vive um momento especial em sua carreira. No mês de abril, participou de três competições, com destaque para a conquista do título na 1ª Etapa do Circuito Mineiro, em disputa na cidade de Três Corações.
1ª Etapa do Circuito Mineiro (Foto/Divulgação)
Outros dois títulos foram conquistados no PAM AM, promovido pela skatista Pâmela Rosa em São José dos Campos, também conquistado por Cadu, e ainda a primeira colocação no regional disputado em Ituiutaba, no Pontal do Triângulo Mineiro. E, além de Cadu, mais gente na família conquistou títulos. O irmão Guto foi campeão mineiro na categoria iniciante.
1ª colocação no Regional disputado em Ituiutaba (Foto/Divulgação)
Em entrevista ao JM Informa, na Rádio JM, Cadu falou sobre a carreira no esporte. “Estamos passando por uma fase difícil. Aqui em Uberaba, por exemplo, apenas eu e meu irmão temos nos dedicado para participação em campeonatos (regionais, estaduais e nacionais). E, não temos muito apoio do Poder Público. A pista para treinamento está degradada, cheia de buracos e muita ultrapassada. Na região já existem pistas melhores, infelizmente, a nossa não está em boas condições”, lamentou.
Para melhorar o desempenho e estimular o surgimento de novos atletas, Cadu destacou que é importante inserir os skatistas em programas de incentivo ao esporte, como o Bolsa Atleta. Ele destacou ainda a necessidade de investimento em estrutura para treinamento.
Vitória no PAM AM 2023 (Foto/Divulgação)
“Como o atleta vai sobreviver, sem um incentivo financeiro? E também, é preciso que tenhamos uma pista nova para treinamento, para termos condições de competir em alto nível com outros atletas”, frisou Cadu.
Sobre a participação em uma Olimpíada, Cadu acredita que é possível projetar para 2028, em Los Angeles (EUA). “Para a próxima, em Paris (2024), é muito difícil, por conta da idade. Geralmente, quem chega a essa competição, no masculino, são atletas mais experientes”, ressaltou.