José Carlos Chagas e Ercileide Laurinda, campeões brasileiros na bocha paralímpica (Foto/Grazie Batista/ANDE)
Dois paratletas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) foram destaques no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, realizado no Ceará, esta semana. José Carlos Chagas e Ercileide Laurinda conquistaram o título em suas respectivas categorias (BC1 e BC4) na divisão principal.
O torneio é o principal evento de bocha paralímpica nacional do ano e contou com a participação de mais de 100 concorrentes. Agora dividida por gênero, a competição reuniu paratletas de 16 estados brasileiros.
Na classe BC1 masculina, José Carlos conquistou o bicampeonato. Após ganhar a prata em 2021 e o ouro em 2022, o atleta de Uberaba voltou ao topo do pódio. Ele venceu todas as suas seis partidas na jornada, incluindo três na fase de grupos e uma vitória por 7 x 1 nas quartas-de-final. Na semifinal e na final, as partidas foram mais disputadas, com placares de 3 x 2, e José Carlos saiu vitorioso.
Na categoria BC4 feminina, Ercileide Laurinda conquistou seu terceiro ouro em três participações na competição. Ela teve uma campanha com três vitórias na fase de grupos e vitórias convincentes nas quartas-de-final (4 x 1), semifinal (8 x 1) e final (6 x 2) contra Josi Silva.
A Adefu também teve a representação de Paula Moraes Palis na classe BC1 e Leonardo Caroni na BC4. Na categoria intermediária, Leonardo terminou em 4º lugar.