PREVIDÊNCIA

15 mil aposentados em Minas Gerais podem ter seus pagamentos suspensos

Publicado em 05/03/2024 às 08:17
Compartilhar

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) anunciou que cerca de 15 mil aposentados, pensionistas e afastados preliminarmente do Poder Executivo correm o risco de terem seus pagamentos suspensos. A medida decorre da não realização do Censo Previdenciário em 2023. Contudo, uma nova oportunidade se abre a partir desta sexta-feira (8/3) para regularizar a situação.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4/3) pelo Ipsemg, 14.908 beneficiários não completaram o Censo Cadastral Previdenciário no ano de 2023 e tampouco regularizaram sua situação em 2024. Como resultado, a suspensão dos pagamentos está programada para iniciar neste mês de março. A lista dos afetados foi publicada em 20 de fevereiro no Diário Oficial do Estado.

André Luiz Moreira dos Anjos, presidente do Ipsemg, alerta que a falta de realização do cadastramento acarretará na suspensão dos pagamentos subsequentes, assim como nos serviços de assistência à saúde, tanto para os beneficiários quanto para seus dependentes.

O processo de regularização impactará diretamente no calendário de pagamentos. Aqueles que realizarem o procedimento entre 8 e 15 de março terão seus benefícios creditados em abril. Já os que regularizarem entre 16 de março e 6 de abril receberão em maio.

Além dos aposentados e pensionistas, aproximadamente 11 mil servidores ativos também estão em situação irregular e sujeitos a penalidades administrativas caso não regularizem sua situação. O procedimento pode ser realizado através do site do Ipsemg.

O Censo Previdenciário é fundamental para atualizar a base de dados cadastrais, funcionais e financeiras do Regime Próprio de Previdência Social-RPPS. Essa iniciativa visa facilitar o planejamento financeiro e a programação para o pagamento de aposentadorias e pensões.

O primeiro Censo Cadastral Previdenciário foi conduzido de junho a dezembro de 2023. Em janeiro deste ano, foi aberta uma nova oportunidade para aqueles que não responderam à convocação inicial. No entanto, mesmo com a reabertura do sistema, muitos ainda não cumpriram com o recenseamento, o qual é obrigatório.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por