IPVA seria parcelado em quatro vezes, com primeiro pagamento em fevereiro. (Foto/Alex de Jesus)
A Comissão de Fiscalização Financeira Orçamentária (CFFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vota, nesta terça-feira (26/11), às 11h, o projeto de lei que pretende adiar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Veículos Automotores (IPVA) e diluir o valor em mais parcelas. A iniciativa da Fecomércio MG junto aos deputados prevê o parcelamento do pagamento do IPVA em quatro vezes, com a primeira parcela vencendo em fevereiro.
Pode interessar: Salário mínimo em 2025 pode ser afetado pelo corte de gastos do governo Lula? Entenda
Para os interessados no pagamento à vista, o IPVA poderá ser quitado em janeiro, com desconto a ser definido pelo Governo. Atualmente, Minas Gerais permite o parcelamento do IPVA, mas a primeira parcela deve ser paga em janeiro. “Será melhor para todos os mineiros que pagam IPVA este parcelamento maior”, afirma Nadim Donato, presidente da Fecomércio MG.
Segundo a Fecomércio MG, com o deslocamento do pagamento da primeira parcela do IPVA para fevereiro, consumidores, comerciantes e governo devem obter vantagens. Para os consumidores, as despesas do começo do ano ficariam menos pesadas com o parcelamento, já o comércio conseguiria reverter a tradicional queda nas vendas de janeiro, quando os clientes ficam sobrecarregados com as contas a pagar.
Para o Governo, conforme aponta estudo realizado pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio, a previsão é de queda significativa da inadimplência e aumento da arrecadação.
Fonte: O Tempo