Último Ano da Serpente antes de 2025 foi 2013 (Foto/Pexels/Reprodução)
Em 2025, o mundo dá adeus ao Ano do Dragão e as boas-vindas ao Ano da Serpente, segundo o horóscopo chinês. De acordo com o simbolismo asiático, a regência da cobra representa um período de transformação, renovação e crescimento espiritual.
O horóscopo chinês se divide entre 12 animais, cada um deles com algumas características marcantes. 2024, por exemplo, foi o Ano do Dragão, definido por muita energia. Já o Ano da Serpente enfatiza a introspecção e reflexões mais profundas. O simbolismo chinês faz referência a características naturais do animal, como a troca de pele, que representa mudanças pessoais, e a agilidade e estratégia do bote, que representam um momento de intuição aguçada.
O Ano da Serpente não começa no dia 1ª de janeiro, mas no Ano Novo Lunar chinês, celebrado com grandes festas no país a partir do dia 29 de fevereiro. A influência do animal prossegue até 16 de fevereiro de 2026, dando, então, lugar ao Ano do Cavalo.
Leia mais. Astrologia e tarô faturam no fim do ano, e previsões para 2025 garantem ‘13º’ de profissionais
A origem do horóscopo chinês
O horóscopo chinês tem origem em uma lenda, segundo a qual Buda realizou uma festa de Ano-Novo e convidou todos os animais da floresta. Só 12 foram, , e a sequência da chegada de cada um deles gerou a lista de signos. Veja quais são eles:
Rato (ou Camundongo)
Boi (ou Búfalo)
Tigre
Coelho
Dragão
Serpente (ou Cobra)
Cavalo
Carneiro (ou Cabra, Ovelha, Bode)
Macaco
Galo (ou Galinha)
Cachorro
Porco (ou Javali)