O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 45% da população e desaprovado por 49%, aponta uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11/2) pela Quaest.
Os índices demonstram um cenário de estabilidade em relação aos dois últimos meses. Veja:
Há uma diferença significativa na avaliação do governo em relação ao gênero dos entrevistados. Entre os homens, apenas 43% aprovam a gestão de Lula, enquanto 53% desaprovam. Entre as mulheres, a aprovação está em 48% e a desaprovação, em 44%.
Na pesquisa, os eleitores também foram questionados sobre como avaliam o governo Lula: 39% responderam “negativo”, 33% disseram “positivo” e 26%, “regular”.
Apenas 39% dos entrevistados afirmaram que o presidente Lula, pré-candidato à reeleição, merece continuar à frente do Palácio do Planalto por mais quatro anos. Para 57%, o petista não merece um novo mandato à frente do país.
Em relação à economia do país, 43% acreditam que ela deve melhorar nos próximos doze meses - em janeiro, eram 48%. Para 29%, a economia deve piorar (eram 38%), enquanto outros 24% creem que continuará do mesmo jeito (eram 21%).
A pesquisa da Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 5 a 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Fonte: O Tempo.