Há alguns anos, o basquete era considerado um esporte de nicho no Brasil, mas isso está mudando. Embora não seja tão popular quanto o futebol, ano após ano a modalidade vem ganhando espaço no coração dos brasileiros, principalmente entre as gerações mais jovens. A NBA (National Basketball Association) é uma das principais ligas esportivas do mundo. Os astros da NBA são acompanhados por uma base de fãs brasileiros que não para de crescer.
Basquete (Foto/Pexels)
Um dos fatores responsáveis por esse aumento no número de brasileiros interessados na NBA é a facilidade que temos hoje em dia para acessar conteúdos da liga. Canais de tv esportivos e plataformas de mídias sociais estão sempre disponibilizando notícias e jogos ao vivo. Isso permite que os fãs acompanhem de perto seus times e jogadores favoritos, participem de discussões e façam parte da comunidade global da NBA, apesar das diferenças de fuso horário.
Além disso, o Brasil contou com alguns jogadores na mais famosa liga de basquete: nomes como Nenê Hilário, Anderson Varejão, Leandro Barbosa e Tiago Splitter se destacaram em seus times. Em 2023, os brasileiros estão podendo acompanhar Raul Neto, o Raulzinho, que joga pelo Cleveland Cavaliers. A equipe está inclusive investindo no basquete brasileiro e, após reformarem uma quadra em São Paulo, tomaram a iniciativa de reformar a quadra em que Anderson Varejão começou a treinar em Vitória.
Esse interesse todo na NBA também fez com que o basquete se tornasse um dos esportes que os brasileiros mais gostam de acompanhar em sites de apostas esportivas, os quais se tornaram uma opção de entretenimento para os entusiastas da modalidade. Além de dar suporte para novos apostadores, essas plataformas oferecem informações sobre diversos torneios esportivos de todo o mundo e podem ser acessadas tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis. Desse modo, os fãs da NBA podem ficar sempre por dentro das novidades do basquete.
Contudo, o entusiasmo dos aficionados na modalidade vai para além dos torneios, uma vez que os jogadores da NBA sempre foram conhecidos por seu estilo ousado e único. Além dos uniformes, os atletas também lançam moda fora das quadras com roupas estilosas, tênis exclusivos e os mais diversos acessórios. Por sua vez, esse estilo acaba inspirando tendências de moda em todo o mundo e, como não poderia deixar de ser, também chama a atenção dos fãs brasileiros.
A NBA também tem se esforçado para divulgar a liga no Brasil, desempenhando um papel significativo em sua crescente popularidade. Desse modo, a liga vem organizando vários eventos e iniciativas para envolver os brasileiros aficionados, incluindo a NBA House, um espaço temático montado no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo. Além de shows e muitas atividades em um espaço de 4.000 m², o evento conta com um telão de 45 m2 que transmitirá as finais da liga. Com mais de 40 mil visitantes, a NBA House foi um sucesso em 2022 e promete o mesmo em 2023.
Basquete (Foto/Pixabay)
O espetáculo e a qualidade dos jogos da NBA conquistaram os corações de muitos brasileiros. Mostrando entusiasmo pelos times e admiração pelos atletas dentro e fora das quadras, o público brasileiro abraçou a moda, a cultura e o estilo ímpar presente na liga americana. Além disso, a presença de jogadores brasileiros na liga serve de inspiração para muitos. Com os esforços contínuos da NBA promovendo ações de marketing para se conectar ainda mais com seus fãs do Brasil, espera-se que o número de interessados no esporte cresça cada vez mais no país.