Começou a valer segunda-feira (1º), em aeroportos de todo o Brasil, a Identificação Positiva de Passageiros, estabelecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
Começou a valer segunda-feira (1º), em aeroportos de todo o Brasil, a Identificação Positiva de Passageiros, estabelecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para aumentar a segurança de passageiros e companhias aéreas.
De acordo com Lélio Baldo, gerente operacional da Infraero, que é responsável pela administração do aeroporto Mário Franco, a medida consiste na modificação da forma de embarque. “Antes o passageiro apresentava o documento com foto apenas no check in, ou seja, na hora comprar a passagem. Agora, além disso, o usuário tem que apresentar esse documento junto ao bilhete também no momento de embarcar”, explica Baldo, ressaltando que a mesma medida vale para crianças e adolescentes de até 16 anos.
Segundo informações da Anac, serão aceitos no embarque: carteira de identidade, habilitação (modelo com foto, mesmo que vencida), carteira de trabalho, passaporte nacional, carteira profissional (que seja válida em todo o território nacional) e qualquer documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República. “A fiscalização dos passageiros cabe às empresas que, por sua vez, serão fiscalizadas pela Anac através da Infraero. Qualquer infração será comunicada”, garante Baldo.
Em Uberaba, duas companhias operam linhas para São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Ontem, 43 pessoas embarcaram de Uberaba, segundo o gerente, sem dificuldades à adaptação da novidade. “A orientação é para que a pessoa já traga o documento, em mãos, na hora de entrar”, finaliza.