A fabricante francesa Airbus ordenou o recall de cerca de 6.000 aeronaves da família Airbus A320 após um incidente recente revelar que a radiação solar pode afetar o funcionamento dos controles de voo desses aviões. O recolhimento foi necessário para uma rápida correção de software antes de eles poderem voar novamente.
O anúncio do recall foi feito na sexta-feira (28/11) e, neste sábado (29/11), o ministro de Transportes francês, Philippe Tabarot, afirmou que a atualização de software necessária já havia sido realizada “de forma bem suave” em pelo menos 5.000 aeronaves.
No Brasil, as companhias Azul e Latam utilizam o Airbus A320. Procurada pela reportagem, a Azul esclareceu que nenhum dos seus aviões do modelo está na lista de convocados para recolhimento. A Latam afirmou que suas aeronaves utilizadas no Brasil também não, mas afiliadas terão “um impacto limitado”. Dois voos de uma afiliada da Colômbia precisaram ser cancelados.
No último mês, a família Airbus 320 ultrapassou a Boeing 737 como a mais vendida para companhias aéreas. Globalmente, a empresa com mais aviões do modelo recolhido é a American Airlines. Entre seus 480 aviões da família A320, 340 precisaram ser atualizados. Ao redor do mundo, o recall causou impacto no tráfego aéreo, com dezenas de cancelamentos de voos.
Fonte: O Tempo.