Com o fim da trajetória mineira, o comboio segue para o município de Itumbiara, no estado de Goiás
Após 28 dias de viagem, a megacarga que percorreu o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba finalizou seu trajeto em Minas Gerais nesta segunda-feira (22). A carga, um moinho de 213 toneladas, segue agora para uma fábrica de cimentos em Itumbiara (GO). O percurso começou em 25 de novembro, quando o comboio entrou na BR-262 pelo trevo de Moema, e terminou ao acessar a BR-153 em direção a Goiás.
Durante o trajeto, a carga saiu da Região Metropolitana de Belo Horizonte pela BR-381, passando pelo Alto Paranaíba e pelo Triângulo Mineiro, incluindo cidades como Patos de Minas, Patrocínio, Uberlândia, Uberaba e Campo Florido. No trecho final dentro de Minas, o comboio passou por Prata, Monte Alegre de Minas, Centralina e Araporã antes de seguir para o destino final.
O transporte, iniciado em agosto, percorreu cerca de quatro meses com velocidade média de 20 km/h. A operação impressiona pelas dimensões: quatro carretas, seis motoristas, 636 toneladas no total, 123 metros de comprimento, quase 8 metros de largura, 44 eixos e 296 pneus. Todo o trajeto contou com apoio operacional das concessionárias responsáveis, além de escolta e acompanhamento técnico da Polícia Rodoviária Federal.
Para minimizar os impactos no trânsito, o comboio realiza pelo menos duas paradas diárias de aproximadamente uma hora cada, liberando o fluxo de veículos atrás da carga. As equipes também orientam os motoristas a respeitar sinalizações, evitar ultrapassagens arriscadas e suspender a viagem em condições climáticas adversas, como chuva ou neblina. Em Monte Carmelo, por exemplo, o comboio precisou interromper o percurso por seis dias devido à chuva, atrasando a chegada ao Triângulo Mineiro.