VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Após tentativa de assassinato em escola, governo de Minas aciona plano de mediação de conflitos

Um psicólogo e uma assistente social estão sendo enviados à unidade para ações de prevenção à violência

Isabela Abalen/O Tempo
Publicado em 30/10/2025 às 17:50
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) acionou um plano de ação para mediação de conflitos e prevenção à violência na Escola Estadual Doutor Pedro Dias dos Reis, em Ibiá, no Triângulo Mineiro. A medida responde à tentativa de assassinato ocorrida na unidade, nessa quarta-feira (29/10), quando um estudante entrou armado e tentou matar um adolescente de 17 anos com a ajuda do pai. A vítima foi socorrida com múltiplos ferimentos na cabeça e hemorragia no abdômen, e recupera-se de uma cirurgia. O pai do aluno foi preso em flagrante.

O governo acionou o Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) para a escola do bairro Santa Cruz, em Ibiá. Trata-se de um psicólogo e um assistente social capacitados para oferecer suporte em situações de crise. "Em conjunto com a equipe escolar, o NAE vai implementar um plano de ação voltado à mediação de conflitos e à prevenção da violência no ambiente escolar", afirmou.

Além disso, um grupo da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Patrocínio foi deslocada até a escola para prestar o auxílio necessário, e o Conselho Tutelar também será acionado. 

"A SEE/MG repudia qualquer forma de agressão e violência no ambiente escolar e reitera seu compromisso com a construção de espaços educativos seguros, acolhedores e democráticos", afirmou a pasta. 

Ataque armado na escola: entenda

Um estudante tentou matar um colega de 17 anos a tiros dentro de uma escola estadual no bairro Santa Cruz, em Ibiá, no Triângulo Mineiro, nessa quarta-feira (29/10). Com a ajuda do pai, de 45 anos, ele entrou na unidade, atirou algumas vezes contra o alvo no corredor e fugiu em um veículo dirigido pelo adulto. A vítima foi socorrida com múltiplos ferimentos na cabeça e hemorragia no abdômen e encaminhada para o atendimento de urgência. O pai do jovem foi preso em flagrante. 

A Polícia Militar (PM) foi acionada pelo Disque 190. De acordo com o boletim de ocorrência, o denunciante informou que os dois suspeitos chegaram ao local em um Volkswagen branco e, logo depois, foram ouvidos disparos de arma de fogo. No local, os militares encontraram o aluno caído no corredor, rodeado de sangue, confuso, mas com sinais vitais.

Enquanto era encaminhado para a Santa Casa, o adolescente relatou que o autor do ataque era um estudante da própria escola, que já havia o ameaçado de morte. O conflito estaria relacionado a uma jovem com quem a vítima mantém um relacionamento.

Segundo a Polícia Militar (PM), por meio de imagens de câmeras de segurança, foi possível rastrear o veículo usado no crime, que pertencia ao pai do suspeito. Funcionários da escola confirmaram que o homem teria entrado na unidade logo após os disparos e saído junto com o jovem.

Os militares, então, foram até a residência do homem, que se recusou a abrir a porta. De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais precisaram forçar a entrada para realizar a prisão, já que ele havia sido apontado como participante da tentativa de homicídio, junto com o filho. 

No carro usado no crime, foi encontrada uma parte do cabo da arma. Também foram apreendidos um projétil de arma de fogo, uma câmera de segurança e o celular do pai do atirador, que serão analisados pela Polícia Civil. O veículo foi levado para um pátio credenciado do Detran.

O adolescente ferido, segundo a última atualização do boletim de ocorrência, foi encaminhado a um centro médico especializado, onde permanece em tratamento. Até o momento, o suspeito de 18 anos não foi encontrado. "A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que há inquérito policial para a devida apuração do caso e as diligências estão em andamento", informou a polícia. 

Fonte: O Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por