A aproximação máxima acontecerá às 21:46 (horário de Brasília) desta quarta-feira.
Asteroide do tamanho da Torre Eiffel foi descoberto em 1982 (Foto/Reprodução/Pixabay)
Um grande asteroide com aproximadamente 1,2 km de diâmetro vai passar próximo da Terra na noite desta quarta-feira (15). Apesar da distância ser considerada relativamente próxima do nosso planeta, segundo a Nasa não há nada a temer.
O corpo rochoso espacial chamado 199145 (2005 YY128) passará a cerca de 12 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a 4,5 milhões de km do nosso planeta. De acordo com cientistas, essa distância representa cerca de 12 vezes a distância da Terra à Lua. Logo, não há possibilidade do asteroide nos atingir nesta passagem.
O asteroide 199145 foi descoberto em 2005, por astrônomos do Kitt Peak Observatory, no sul do Arizona. Nos últimos 17 anos, os pesquisadores mapearam sua órbita com alto grau de precisão.
A aproximação máxima acontecerá às 21:46 (horário de Brasília) desta quarta-feira (15). Ele está se movendo a 88.740 km/h e, durante a passagem, estará mais próxima do hemisfério Sul da Terra. Portannto, moradores da região sul do Brasil podem ter mais chances de flagrar o 2005 YY128, desde que tenham um telescópio em mãos, já que o objeto não será visível a olho nu.
De acordo com astrônomos, 2005 YY128 é considerado um asteroide potencialmente perigoso (“PHA”, na sigla em inglês), esta classificação é dada aos corpos rochosos que cumprem alguns requisitos que medem os riscos de aproximações perigosas com a Terra.
Contudo, após serem identificados os asteroides são monitorados pelos astrônomos, que os estudam em busca de sinais que indiquem possíveis desvios de suas trajetórias previstas.
Fonte: O Tempo