ANÁLISE

Atendimentos do INSS continuam lentos e fila de espera é extensa

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 22/09/2024 às 19:25
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Apesar da queda no número de pessoas na fila de espera, o INSS continua lento e moroso nos atendimentos relacionados aos pedidos feitos ao órgão. A questão não é debatida com frequência, pois o atendimento virtual removeu as longas filas da vista pública. Essa é a análise da advogada previdenciária Priscila Souza, que comentou o tema durante uma entrevista no programa JM Informa

“Infelizmente, essa demora existe e as pessoas que buscam o INSS agora não percebem. E por que isso acontece? Porque a fila é invisível. Antigamente, a fila era visível na porta do INSS; hoje, o acesso para solicitar o benefício é mais fácil, pois é tudo eletrônico. Mas a fila é muito mais longa”, posiciona.

Em agosto, o Ministério do Trabalho e Emprego prorrogou o prazo do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) até 13 de novembro deste ano. O normativo foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União no dia 13 de agosto. O programa foi criado em julho de 2023 com o objetivo de reduzir o tempo de análise de processos administrativos de reconhecimento inicial, manutenção, revisão, recurso, monitoramento operacional de benefícios e avaliação social de benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Conforme dados do órgão, esse programa ajudou a diminuir a fila de espera. Em setembro de 2023, o número de requerimentos aguardando perícia era de 1.178.123. Em junho deste ano, esse número caiu para 566.186 – uma redução de 51,9%. 

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