AGRO

Benefícios da arborização para a produção rural

Rafaella Massa
Publicado em 20/09/2024 às 19:59
Compartilhar

Por muitos anos, a ideia de que o agro e o “verde” não combinam foi disseminada aos quatro ventos. No entanto, à medida que o país enfrentou uma situação de emergência com a recente onda de queimadas nesta época de seca extrema, o setor agrícola deu um grito de “basta”. A nova palavra de ordem é: “nós também precisamos da natureza”.

Segundo o professor de Agronomia Fabrício Pelizer, quando o produtor rural tem consciência da importância da vegetação no agronegócio, ele age de forma oposta à ideia de desmatamento. “Ele preserva, aumenta a quantidade de árvores dentro do seu sistema produtivo e consorcia a agricultura com espécies de maior porte, como árvores”, explica.

Pelizer ainda destaca que uma área rural arborizada se beneficia de solos mais ricos em nutrientes, devido à capacidade das árvores de promover a ciclagem de nutrientes e melhorar a infiltração de água no solo. “As raízes profundas extraem elementos de camadas mais fundas do solo, trazendo-os para a superfície, o que melhora a capacidade de geração e ciclagem de nutrientes”, analisa.

Os impactos positivos de uma produção agrícola arborizada se estendem à pecuária. Segundo o agrônomo, o produtor obtém maior ambiência para os animais, com ganhos em peso, produtividade de leite e carne, além de proporcionar maior conforto térmico.

“O proprietário pode, inclusive, integrar a plantação de árvores frutíferas, desde que manejadas corretamente, com o pastoreio de animais de pequeno porte, sem prejudicar as plantas. Outra questão importante é que os nutrientes extraídos das profundezas do solo pelas árvores são transferidos para suas folhas. Quando essas folhas caem, devolvem esses nutrientes ao solo, beneficiando as culturas abaixo delas com matéria orgânica, que será incorporada ao solo”, sugere.

Além disso, a arborização em áreas produtivas protege as plantações de ventos fortes, pragas e, nos períodos de seca, ajuda a reduzir o impacto da falta de chuva. “Existem barreiras de árvores próximas a cafezais, por exemplo, que diminuem o impacto dos ventos. Da mesma forma, essas árvores atuam como barreiras contra pragas e ajudam a reduzir a perda de água do solo, mantendo-o coberto e evitando a perda de matéria orgânica em épocas de ventos e altas temperaturas”, conclui. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por