A Black Friday será no dia 24 de novembro próximo. Mas muitas empresas antecipam as promoções ou alongam o evento por mais de um dia. O varejo online é muito procurado pelos consumidores e as ofertas e propagandas pipocam nessa época do ano. O fluxo grande de consumidores é um motivador para os golpistas. Segundo pesquisa feita pela Offerwise a pedido do Google, dois em cada três brasileiros pretendem realizar compras no dia 24 de novembro. Cerca de 96% dos entrevistados pretendem fazer compras online, conforme levantamento do Mercado Livre, com pagamento por cartão de crédito (70%) e Pix (56%), aponta estudo da Macfor.
A data é uma brecha para golpistas que veem no aumento de transações online a chance de enganar consumidores desavisados. De acordo com a Nord Security, aproximadamente 71% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe virtual, relacionado principalmente a roubo de dados pessoais e bancários. Isso posiciona o Brasil como o segundo país que mais sofre com ataques virtuais na América Latina.
“Fraudes, sites falsos e esquemas de phishing tornam-se mais recorrentes durante eventos de grande escala como a Black Friday. É essencial que, ao buscar pelas melhores ofertas, consumidores estejam preparados para identificar e evitar possíveis golpes, garantindo uma experiência de compra segura e satisfatória”, afirma Jonathan Arend, Principal Consultant de Cybersecurity da keeggo, consultoria de tecnologia.
O especialista reforça 10 cuidados de cibersegurança para compras e transações online durante a Black Friday confira:
“A cibersegurança não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre comportamento e consciência. Os cuidados de segurança ofensiva e defensiva ajudam a reduzir riscos associados às compras online durante a Black Friday e outras épocas do ano”, ressalta Jonathan Arend.
Fonte: O Tempo