EM BUSCA DE APOIO

Bolsonaro participa de motociata nesta terça-feira (29) em Brasília, dizem aliados

O ex-presidente, que cumpre medidas cautelares impostas pelo STF, estará no Capital Moto Week, evento que reúne mais de 340 mil motos na capital federal

O Tempo/Lucyenne Landim
Publicado em 28/07/2025 às 10:44Atualizado em 28/07/2025 às 12:27
Compartilhar

Jair Bolsonaro adotou motociatas como atos de encontro com apoiadores, especialmente quando ocupou o cargo de presidente (Foto/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participará de uma motociata na tarde desta terça-feira (29/7), em Brasília. A presença dele foi confirmada por aliados, que têm convocado a militância em busca de apoio ao ex-presidente, e por motociclistas que organizam o ato.  

O ponto de encontro será no Capital Moto Week, evento anual que, neste ano, reúne mais de 340 mil motos na região da Granja do Torto, distante cerca de 13 km do centro de Brasília. Esta não será a primeira vez de Bolsonaro no evento – ele já compareceu pelo menos em duas edições, nos anos de 2019 e 2023. 

“Grande encontro de motociclistas no Distrito Federal com a presença do nosso capitão e [ex-]presidente Jair Bolsonaro”, informou o deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES) em um vídeo publicado nas redes sociais. 

“Ele [Bolsonaro] tomou uma decisão daquelas doidas que ninguém segura ele. Ele não só vai comparecer ao evento na terceira-feira, como ele vai fazer, provavelmente, a última motociata da sua vida” anunciou o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), acrescentando que ex-presidente tem determinações médicas para não andar de moto. 

Por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (referendada pela Primeira Turma da Corte), Bolsonaro cumpre uma série de medidas cautelares desde 18 de julho. A decisão assinada cita a atuação dele e de um de seus filhos, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em busca de sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. 

Isso, pelo andamento da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Bolsonaro é réu no processo e, de acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), havia risco de fuga do ex-presidente do Brasil. 

As cautelares incluem o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa entre 19h e 6h e aos fins de semana e feriados. Bolsonaro mora no bairro do Jardim Botânico, localizado a cerca de 20 minutos do centro da capital. 

O ex-presidente também não pode usar seus perfis em redes sociais, assim como instrumentalizar as redes de aliados para falar com seus apoiadores. As ordens ainda proíbem Bolsonaro de se aproximar de embaixadas ou de manter contato com embaixadores ou diplomatas estrangeiros, além de se comunicar com réus e investigados em ações do STF.    

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por