O Brasil está em segundo lugar no uso de Inteligência Artificial (IA), de acordo com uma pesquisa global realizada pela Cisco, liderar mundial em redes e segurança, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O levantamento mostra que o Brasil, com 51,6% dos entrevistados afirmando que utilizam ativamente a IA no seu dia a dia, só perde no quesito para a Índia. No país asiário, 66,4% dos pesquisados informaram sobre esse uso ativo.
O Brasil se destaca entre as economias emergentes em relação ao uso de IA Generativa, junto com o México e África do Sul, apontou o estudo. A pesquisa da Cisco/OCDE também mensura a confiabilidade da IA em relação à população. Nesse quesito, o Brasil voltou a se destacar em segundo lugar, pois 34,4% dos consultados afirmam que é totalmente confiável e voltou a perder somente para a Índia (36,6%).
Por outro lado, a pesquisa faz um importante alerta. O elevado tempo de tela para fins recreativos por parte dos jovens em mercados emergentes tem associação com a diminuição do bem-estar, em função da expansão da IA. No Brasil, 47,8% dos consultados afirmaram que ficam mais de cinco horas por dia no celular.
“A pesquisa ouviu mais de 14 mil pessoas em 14 diferentes países para abranger todos os continentes do mundo e refletir uma gama de contextos socioeconômicos e culturais. No Brasil, foram mais de mil consultados”, informou a Cisco no relatório da pesquisa.
Fonte: O Tempo.