Os documentos de identificação do brasileiro, entre eles a carteira de identidade, o passaporte e o CPF, passarão a ter um único número. O projeto de lei
Os documentos de identificação do brasileiro, entre eles a carteira de identidade, o passaporte e o CPF, passarão a ter um único número. O projeto de lei que determina a mudança foi aprovado na quarta-feira (16) pelo Senado e segue para sanção presidencial.
Pelo projeto, os documentos terão o mesmo número do Registro da Identidade Civil (RG), à medida que forem sendo expedidos. Isso inclui o passaporte e, ainda, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo o senador Almeida Lima (PMDB-SE), relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o uso do mesmo número da identidade em todos os documentos dificultará a ocorrência de fraudes e pode aperfeiçoar o sistema de identificação civil.
O projeto também determina que o tipo e o fator sanguíneo do cidadão seja informado no documento de identidade. Se o titular for portador de alguma deficiência física, também pode pedir para que a informação seja incluída na carteira.