O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é celebrado na quarta quinta-feira de novembro, nos Estados Unidos (Foto/Freepik Company S.L.)
Nesta quinta-feira (28), os Estados Unidos celebram um dos feriados mais importantes do calendário: o Dia de Ação de Graças, ou 'Thanksgiving', em inglês. Apesar de não fazer parte da cultura do Brasil de forma geral, é conhecida por ser muito representada na cultura pop, como séries e filmes. Qual a origem do Dia de Ação de Graças?
A história desse dia remonta o século XVII, quando os colonos ingleses, chamados de Peregrinos, juntaram-se ao povo originário Wampanoag para uma celebração. Eles expressaram gratidão pela colheita e bênçãos do ano.
Na época, os Peregrinos haviam enfrentado um inverno cruel para chegar aos Estados Unidos, e sobreviveram com a ajuda dos indígenas, que ensinaram o plantio de milho, por exemplo. Após a boa colheita, um grande banquete foi realizado em comemoração.
Quando Ação de Graças virou feriado nos EUA
Foi o 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, que decretou feriado de Thanksgiving, em 1863, dois anos antes de seu assassinato. No ano, ele decretou que o Dia de Ação de Graças seria realizado toda quarta quinta-feira de novembro. Em outros países, como Canadá, a data também é celebrada, mas na segunda segunda-feira de outubro.
Tradicionalmente, famílias estadunidenses se encontram nesta data para celebrar, agradecer e comer grandes ceias. Um dos 'símbolos' da comida da data é o peru com recheio, além de batatas e a tradicional torta de abóbora de sobremesa.
Fonte: O Tempo.