Cãozinho ganhou até uma roupa especial para as missas (Foto/Reprodução/@paroquia_santaanaesaojoaquim)
Uma igreja de Barretos (SP) conta com uma atração especial durante as missas e celebrações: o cachorro Jhonny, um "coroinha" diferente. O cão, da raça Foxhound-americano, faz sucesso entre os fiéis que frequentam a Paróquia Santa Ana e São Joaquim.
Jhonny foi resgatado e adotado pelo padre Luiz Paulo Soares há três anos. Logo, o pároco percebeu que o cãozinho gostava de passear por aí, deixando-o livre para andar pelas ruas próximas à igreja.
Mas quando o sino toca, o cachorro logo retorna à paróquia para participar da missa. Além de frequentar a igreja, tem direito até a uma roupinha especial e ao apelido de "cãoroinha".
"Foi uma benção, porque ele passa de pessoa em pessoa, parece que acariciando cada uma e abençoando também. Ele é um cachorro dócil e a gente sempre se emociona quando está perto", disse a funcionária pública Maria Aparecida Mazer, frequentadora da igreja, à EPTV.
Quando Jhonny não está no altar, participando da celebração, ele está pedindo carinho para os fiéis que assistem à missa. "Aí a gente inventou uma roupinha pra ele e deixa ele ali. O tempo todo ele está no meio dos fiéis ou está ali deitado em cima do altar", contou o padre Luiz Paulo Soares à emissora.
Além do "cãoroinha", o pároco também cuida de outros 15 cachorros que foram abandonados em Barretos. Ele encontrou Jhonny, magro e mal cuidado, perto de uma capela da cidade em 2021. "Ao debruçar pra dar ração e deixar a porta traseira aberta, ele pulou dentro do carro e eu sempre gostei muito de cachorro e já uni o útil ao agradável", completou.
O cachorro, que já tem mais de 10 anos, estava com a saúde debilitada, mas foi muito bem cuidado por Luiz Paulo e agora vive com saúde.
Fonte: O Tempo