GERAL

Câmeras de vigilância nos ônibus não foram instaladas

Anunciada há um ano, instalação de câmeras de vigilância em ônibus não andou até hoje. O sistema permitiria verificar ocorrências de superlotação nas linhas

Gisele Barcelos
Publicado em 21/11/2010 às 19:37Atualizado em 20/12/2022 às 03:07
Compartilhar

Anunciada há um ano, instalação de câmeras de vigilância em ônibus não andou até hoje. O sistema permitiria verificar ocorrências de superlotação nas linhas, o tratamento de motoristas e cobradores aos usuários e outros problemas que motivam reclamações do serviço, completando o monitoramento já feito quanto a itinerários e horários. Ainda sem previsão, o projeto cedeu lugar a outras demandas do transporte coletivo.

Conforme o diretor de operação e fiscalização do Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, a Líder e a Viação Piracicabana não iniciaram o projeto porque existem outras prioridades. Segundo ele, a Prefeitura disponibilizará junto com as empresas informações sobre a frequência do ônibus e os principais pontos da linha. Os dados serão afixados nos abrigos instalados nas avenidas com maior fluxo de passageiros.

Outra demanda são os painéis eletrônicos. De acordo com Claudinei, o processo de implantação está atrasado por questões administrativas. Ele garante que a licitação de 100 painéis deverá ser lançada este ano, porém os equipamentos só devem estar disponíveis para os usuários a partir de 2011, devido aos prazos legais da concorrência.

Claudinei também defende que a PMU está priorizando o informativo por mensagens de celular, que permitirá o passageiro ter informação do horário em que ônibus passa no local onde estiver. “O sistema funciona. Mas temos uma pendência. Queremos oferecer o serviço sem custo ao usuário. Agora quem vai pagar as despesas. Estamos estudando com a empresa de monitoramento”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por