AÇÃO E REAÇÃO

Canadá anuncia tarifas de 25% sobre produtos norte-americanos em represália às taxas de Trump

Autoridades do México e da China também já se manifestaram sobre as taxas, mas ainda não anunciaram medidas oficiais

Folhapress
Publicado em 02/02/2025 às 15:42
Compartilhar
Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou retaliação a Trump (Foto/Alice CHICHE / afp)

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou retaliação a Trump (Foto/Alice CHICHE / afp)

O Canadá anunciou que vai impor tarifas de 25% sobre produtos norte-americanos em represália às taxas anunciadas neste sábado (1º de fevereiro) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o primeiro-ministro Justin Trudeau.

"O Canadá imporá tarifas de 25% sobre um total de 155 bilhões de dólares canadenses [cerca de 106 bilhões de dólares] em produtos norte-americanos", anunciou Trudeau, ao alertar sobre uma ruptura nos antigos laços entre Ottawa e Washington.

A primeira rodada de impostos afetará, na terça-feira (4 de fevereiro), mercadorias no valor de 30 bilhões de dólares canadenses. Os outros 155 bilhões serão taxados nos próximos 21 dias.

Mais cedo, Trump assinou uma ordem executiva impondo tarifas de 25% sobre todos os produtos do Canadá e do México a partir de terça-feira, com exceção dos produtos energéticos canadenses, que estarão sujeitos a uma taxa de 10%.

Para a China, que também é alvo da ação de Trump, a taxação foi de 10%.

A justificativa dos EUA para a execução das tarifas havia sido a da imigração. Segundo Trump, Canadá e México haviam afrouxado a segurança nas fronteiras. Ao mesmo tempo, segundo ele, ambos os países, ao lado da China, não fizeram o suficiente para conter o fluxo de opioides mortais nos EUA.

Posicionamentos de China e México

Ainda sem anunciar represálias como as do Canadá, a China informou no fim deste sábado e início de domingo (2 de fevereiro) que desafiará as tarifas dos Estados Unidos por meio da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"A imposição de tarifas pelos EUA viola seriamente as regras da OMC", afirmou o Ministério do Comércio chinês em um comunicado, instando os EUA a "engajarem-se em um diálogo franco e fortalecerem a cooperação."

Já a presidente do México, Claudia Sheinbaum, também uitlizou o X (antigo Twitter) para dizer que instruiu seu ministério da economia a também criar tarifas retaliatórias - mas sem dar maiores detalhes.

"Rejeitamos categoricamente a calúnia feita pela Casa Branca ao Governo do México de ter alianças com organizações criminosas", escreveu a governante de esquerda na rede social X.

Do lado americano, Donald Trump afirmou que os decretos de taxação possuem uma cláusula anti-retaliação. Dessa forma, se algum país decidir revidar, medidas adicionais serão implementadas, provavelmente na forma de novos aumentos em tarifas.

Fonte/ O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por