Um dos remédios mais prescritos no mundo, o Ozempic (semaglutida) vem ganhando cada vez mais popularidade devido ao uso relacionado à perda de peso. Até agora, estudos com a droga mostravam efeitos colaterais relacionados ao trato gastrointestinal, mas, pesquisadores apontaram o Ozempic como possível causa de outro evento adverso.
Um estudo realizado na Universidade de British Columbia, no Canadá, sugeriu que o uso do Ozempic (assim como a semaglutida em outros nomes de mercado) não-relacionado ao tratamento da Diabetes também pode causar queda de cabelo, principalmente quando comparado com outras medicações usadas para emagrecimento.
Foram analisados dados de milhares de pacientes e o resultado, segundo os pesquisadores, está relacionado com o fato da semaglutida estar na classe GLP-1, que 'imitam' o hormônio da sensação de saciedade. Outros remédios usados para emagrecimento, como bupropiona e naltrexona, não mostraram os mesmo efeito de queda capilar.
Além disso, os cientistas destacaram que o mesmo efeito não foi observado em pacientes que utilizam o Ozempic para o tratamento da diabetes, e sim, somente na sua utilização voltada para o emagrecimento.
O médico Mohit Sodhi, primeiro autor do estudo, afirmou à revista Health que nunca havia sido feito uma pesquisa dessa natureza, relacionando casos clínicos reais. Ele também destaca que é uma pesquisa preliminar, que ainda precisa passar por mais revisões com outros médicos e pesquisadores.
Fonte: O Tempo.