Alunos do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cemei) Paraíso e Vovó Tiana, participaram da segunda Passeata Ecológica, pelas ruas do bairro Uberaba I, a favor da conscientização ambiental. O evento, sábado, marcou a culminância dos projetos desenvolvidos na conscientização da dengue e o lançamento do Projeto Socioambiental Ecocidadão Mirim, que será desenvolvido em todas as unidades educacionais infantis.
De acordo com a idealizadora do projeto que é advogada, especialista em Gestão de Projeto Socioambiental, e servidora administrativa do Cemei Paraíso, Letícia Rezende Giani, o trabalho surgiu como uma proposta social e pedagógica para desenvolver um processo de conscientização e aplicação de práticas sustentáveis, em unidades escolares de educação infantil da rede municipal de ensino. Ele tem como foco principal, as crianças de zero a 05 anos. “A criança absorve muito mais rápido os conhecimentos ambientais e repassam para os seus familiares. Elas passam a ter um comportamento ambientalmente correto e elas se tornam agentes transformadores da sociedade sustentável”, observou.
Na praça do bairro, ocorreram diversas atividades recreativas voltadas para a conscientização ambiental. Para isso, foram montados estandes educativos, oficinas de reciclagem, oficina de pinturas, apresentação teatral das crianças, doação do sabão ecológico confeccionado pela comunidade escolar e brinquedos recreativos.
Nos Cemei’s, o projeto visa contribuir com a conscientização das crianças sobre a importância do meio ambiente e sua preservação, a sensibilização dos alunos e da comunidade escolar para reduzir a produção de lixo e desperdício de água, desenvolver conceitos sobre a água, fauna e flora, poluição do ar, da água e do solo, lixo e a importância de sua reciclagem e o aquecimento global. “O projeto vai se estender para a comunidade local. Não ficará restrito à unidade escolar, ou seja, terá grande envolvimento da comunidade”, explicou.