Secretário Rui Ramos esteve em São Paulo, divulgando as potencialidades turísticas de Uberaba às principais operadoras do setor (Foto/Divulgação PMU)
Revitalização de Peirópolis é mais um passo para preparar o local para receber visitantes (Foto/Divulgação PMU)
O reconhecimento da Unesco certamente impulsionará Uberaba para extrapolar os limites de seu município e se projetar internacionalmente. Além disso, é um importante incentivo para que o uberabense se orgulhe de pertencer e reconheça a própria história. Somos gigantes e está na hora de o mundo nos ver desta forma.
Muitos investimentos têm sido feitos pela administração municipal, tendo em vista a iminente chancela da Unesco. O bairro rural de Peirópolis, por exemplo, recebeu revitalização e terá também o acesso duplicado, facilitando a rota de quem quer admirar os dinossauros lá presentes. Além do que já foi feito, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, explica que novos aportes estão em desenvolvimento. “Estamos fazendo um projeto grande para fazer um anel viário em Peirópolis, porque as ruas lá são estreitas e, mesmo que a gente faça algumas adequações, algumas ruas não vão ter condição de absorver o tráfego que Uberaba já está tendo e que vai aumentar significativamente. Eu acho que Uberaba pode se transformar”, explica ele.
Ramos aposta na diversificação da economia de Uberaba a partir do reconhecimento internacional. “Quando você traz o turista, ao chegar na Rodoviária ou Aeroporto, ele usa o táxi, depois vai para o hotel, aproveita da gastronomia de bares e restaurantes. Vai no comércio, movimenta shoppings, visita igrejas. Peirópolis está ‘explodindo’! Construímos um novo estacionamento durante a revitalização do bairro e nesses últimos dias ele está lotado”, comemora.
Notoriamente reconhecida pelo agronegócio e por ser um polo industrial, Uberaba começa a se projetar também no turismo. “Uberaba é uma cidade muito rica, nós temos aí o maior polo de fertilizantes da América do Sul, lá no DI-3, nós temos indústrias maravilhosas, temos um agronegócio pujante, somos o município que tem a maior área plantada de cana de açúcar em Minas Gerais, grande produção de soja, trigo, sorgo, milho. E vamos para o turismo, é mais uma opção”, comenta o secretário.
Cenas como esta acima devem se multiplicar a partir da aguardada chancela da Unesco ao Geoparque Uberaba (Foto/Divulgação)
O esforço e a dedicação de apresentar Uberaba para o mundo se renova a cada dia. Rui Ramos, que liderou comitiva para São Paulo para a retomada dos voos da Gol na ponte com Uberaba, aproveitou a visita à cidade mais rica do país para mostrar as nossas belezas, fortalecendo parcerias que certamente serão trampolim para girar nossa economia.
E agora, Uberaba se prepara para receber uma comitiva paulista, que verá com os próprios olhos para além do que mostrou um vídeo de apresentação. “A gente tem procurado incentivar as agências, fazer parcerias. Nós vamos receber agora no dia 31 de agosto, para ficar aqui quatro dias, uma equipe que assessora a Gol na divulgação das cidades onde a companhia tem operação. São repórteres, jornalistas e influencers de São Paulo. Aproveitando as visitas desses profissionais, nós convidamos também a diretora de turismo da CVC, que é a maior agência de turismo do Brasil, e também a diretora de turismo da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, para tentar uma parceria não só para levar turistas de Uberaba para São Paulo, mas também trazer de São Paulo para Uberaba”, conta Rui Ramos.
Durante a oportunidade, o secretário aproveitou para levar também alguns itens produzidos em Uberaba, tanto para a distribuição na aeronave, quanto exposição em um bistrô no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. E deu tão certo que a própria Gol já está em tratativas para alinhar a distribuição de nossos produtos em todas as aeronaves.
A economia se move, o empresariado se engaja e toda a população sai ganhando, com a valorização do nosso patrimônio geológico, ecológico, cultural, e, por que não?, pessoal, já que Uberaba sempre foi celeiro de talentos natos. Além de “exportar” nossa gente, vamos também ser hospitaleiros e receptivos com todos que vierem, elevando a população culturalmente. “Tendo a chancela, o Geoparque vai dar uma visibilidade internacional que Uberaba nunca teve e isso é muito positivo”, finaliza o secretário.
Secretário Rui Ramos esteve em São Paulo, divulgando as potencialidades turísticas de Uberaba às principais operadoras do setor (Foto/Divulgação PMU)
Confira o conteúdo completo: