ESPECIAL GEOPARQUE

Chico Xavier: Um legado de caridade e amor ao próximo deixado a Uberaba

Rafaella Massa/Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 28/07/2023 às 08:24Atualizado em 28/07/2023 às 09:09
Compartilhar

Chico Xavier (Foto/Divulgação)

Mesmo após 21 anos após a partida de Chico Xavier, seu legado ainda reverbera por Uberaba. Um dos Gigantes de nosso território, Francisco Cândido Xavier professava a fé, o amor e a caridade em lições valiosas que ultrapassam os parágrafos de suas incontáveis obras, pregando a evolução espiritual, a bondade e a compaixão com o próximo.

Apesar das duas décadas desde seu desencarne, o médium continua a instigar a curiosidade de alguns e a fé de tantos. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas visitam Uberaba anualmente em busca de acolhimento espiritual, além daquelas que procuram respostas para toda aura misteriosa e quase mágica que cerca Chico Xavier.  

Natural de Pedro Leopoldo/MG, Chico se mudou para Uberaba em 1959, onde começou a pregar a doutrina espírita e tornou-se mundialmente conhecido por seus trabalhos de caridade, além das palavras de sabedoria e pela atenção e carinho dispensados a todos os que o procuravam na Casa da Prece, que ainda hoje propaga os ensinamentos kardecistas, que se transformou em importante ponto turístico na cidade.  

O local foi palco de muitas sessões de psicografia, momento em que o médium trazia mensagens do mundo espiritual que pudessem acalentar um pouco o coração de familiares e amigos enlutados. Nessa época, teve início a famosa peregrinação.  

Aos sábados, saindo da “Comunhão Espírita-Cristã”, o médium visitava alguns lares carentes, levando-lhes a alegria de sua presença amiga, acompanhado por grande número de pessoas. A cidade de Uberaba transformou-se em um polo de atração de inúmeros visitantes das mais variadas regiões do Brasil e até mesmo do exterior. 

Chico psicografou 451 livros, que reproduziam o que os espíritos lhe transmitiam. Seus livros foram traduzidos para vários idiomas. Os direitos autorais de seus livros publicados eram cedidos gratuitamente às editoras espíritas e, desde os anos 70, Chico ajudava as pessoas necessitadas. Ele foi cognominado pela comunidade espírita como “O Consolador”. 

Em Uberaba, o legado de Chico ainda é preservado através da Casa de Memórias de Chico Xavier, que passa pode se tornar um patrimônio da humidade, além da própria Casa da Prece, que atualmente é um imóvel tombado, e do Memorial Chico Xavier, em processo de restauração.

 Confira o conteúdo completo:

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por