Disputa política entre republicanos e democratas vai parar em outdoor no leste do Estado
Outdoors em apoio aos candidatos são compartilhados pelas redes sociais de moradores (Foto/Reprodução)
A rivalidade política entre Donald Trump e Kamala Harris, candidatos à presidência nas eleições que acontecem nesta terça-feira (5), ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos e alcançou Governador Valadares, no leste de Minas Gerais. A cidade está a região do Rio Doce, situada a cerca de 320 quilômetros de Belo Horizonte.
Esse fenômeno curioso evidencia uma ligação significativa entre interesses locais e internacionais, manifestando-se em ações públicas e divergências de opiniões expressas em outdoors espalhados pela cidade.
Os laços políticos de Governador Valadares com o sistema eleitoral dos Estados Unidos não são apenas curiosos, mas refletem um interesse contínuo nas questões políticas americanas. Desde antes da eleição presidencial de 2020, influentes figuras locais têm demonstrado apoio ou crítica aos candidatos, revelando uma conexão relevante com as dinâmicas políticas do país.
Para o jornalista Samuel Martins, a instalação dos outdoors na cidade não é uma surpresa para os moradores. "Valadares é uma cidade que o fenômeno imigratório é muito presente, somente eu tenho mais de 20 familiares nos Estados Unidos", relata. "Esse fato, dos valadarenses que vão tentar a vida lá fora, reflete na economia local e principalmente na identidade da cidade, em uma volta pelo centro é possível ver nomes de lojas em inglês, produtos estrangeiros no comércio, mas o que mais me chamou a atenção é o serviço de transmissão ao vivo de velório para que familiares possam acompanhar à distância", disse.
Relembre
A participação política dos mineiros em questões relacionadas ao sistema eleitoral dos Estados Unidos já havia aconttecido em anos anteriores. Em novembro de 2019, um dia antes das eleições americanas, um empresário local colocou um outdoor manifestando seu apoio a Donald Trump. A mensagem destacava os valores que fundamentavam essa escolha: "por Deus, pela família, pela vida, por Israel, pelo Brasil".
Em outra oportunidade, Donald Trump foi "garoto-propaganda" em campanha pelo voto impresso, na cidade, em 2022.
Fonte: O Tempo