Segundo a Delegaria Regional de Uberaba, cerca de 5 mil contribuintes precisarão retificar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2010, referente ao ano de 2009. O delegado-adjunto Sizenando Ferreira de Oliveira destaca que entre os motivos principais para este número, está o esquecimento de muitos na hora de declarar bens, pagamentos e rendimentos anuais e confusões ao informar empregados terceirizados.
No entanto, contribuintes que usaram o modelo simplificado já podem corrigir esses dados através do site www.receita.fazenda.gov.br. E não será necessário instalar nenhum programa no computador, já que o processo a partir de agora será realizado na própria página online. De acordo com Sizenando Ferreira, 99,5% da população já faz a declaração via internet, esta proposta vai agilizar o processo e ainda reduzirá o atendimento presencial nas unidades da Receita.
O delegado explica que no novo modelo de declaração retificadora, o contribuinte entra no site para consultar o extrato da Receita Federal, e, no sistema, é preciso criar um código, informando CPF, data de nascimento e o número do recibo das declarações de 2009 e 2010. “Com esse número ele vai criar uma senha. Ao verificar dados incorretos ele tem a opção de corrigi-los imediatamente no próprio site”, afirma.
Além disso, foram incluídos campos para declarar rendimentos sujeitos à tributação exclusiva, rendimentos de isentos e não tributáveis, doações para partidos políticos, dívidas e restrições.