A primavera, ou estação das flores, didaticamente começa hoje, dia 23, porém, em termos astronômicos, a estação na verdade teve início ontem, exatamente às 18h18, quando os raios solares incidiram nas mesma proporções tanto no hemisfério sul quanto no hemisfério norte. “Este fenômeno é chamado de equinócio, que é quando o dia tem a mesma duração da noite, sendo de exatamente 12h cada um”, explica a climatologista Wanda Prata.
A professora conta que em termos de clima, a primavera já começou há algum tempo, uma vez que temos demonstrações das características climáticas típicas dessa estação. “Observamos que os ipês são os primeiros a se manifestar e é observado que algumas dessas árvores da cidade já começaram a brotar as flores”, observa. Essa estação, ainda segundo a climatologista, promete temperaturas mais altas e chuvas acima da média “Essas mudanças climáticas são atribuídas ao aquecimento superficial das águas do oceano Pacífico, fenômeno conhecido como El Niño.”
O professor e biólogo Paulo César Franco ressalta que há alguns anos esses marcos eram bem mais precisos que hoje, quando vários fatores ambientais afetam o clima. “Antigamente, tínhamos estações mais definidas que hoje, invernos mais frios, por exemplo. Hoje, com a interferência constante do homem na natureza, com desmatamentos e poluição, essas estações passam a não ter características tão marcantes”, explica.
A professora ainda lembra que a partir de agora os dias serão mais longos que as noites, já que, devido à inclinação do eixo da Terra, o sol passa a “caminhar” mais para o hemisfério sul.