(Foto/ Reprodução)
As formas de estudar e fazer notas são bastante variadas. Há quem prefira escrever diretamente no Word ou no Google Docs, por exemplo, assim como há aqueles que, enquanto navegam na internet, anotam pequenas ideias, trechos e citações no bloco de notas.
Não existe certo e errado nessa hora, já que o processo de criação é bastante individual.
É preciso entender, porém, que alguns trabalhos e entregas precisam ser enviados em formatos específicos. Isso acontece não apenas por uma necessidade de "uniformizar" o que vai ser recebido, mas para garantir a segurança e a integridade do documento final.
Além disso, as funcionalidades de algumas ferramentas são bastante limitadas. No bloco de notas, por exemplo, você não pode adicionar comentários ou adicionar comentários a parágrafos específicos. Como melhorar?
A nossa sugestão é que você aprenda a transformar texto em PDF. A melhor parte é que, em geral, os novos programas e sites de conversão funcionam em diversos sistemas. Ou seja: é possível usar Windows ou Mac para alterar os seus arquivos.
Você com certeza conhece algumas iniciativas de conversão de arquivos que oferecem seus serviços de forma gratuita. Por mais que elas sejam úteis, é preciso que pensemos em uma coisa: quem mantém financeiramente essas plataformas?
Não é incomum que, para manter o seu website funcionando, essas companhias façam inúmeras parcerias e submetam o usuário a uma série de anúncios.
Além de disruptivos, já que interrompem a navegação, essas plataformas podem tornar o processo de converter nota em PDF bastante demorado.
Isso não é tudo. Tais sites geralmente não oferecem aos usuários informações pertinentes sobre o que será feito de seus dados e documentos após o upload. Isso significa que, na prática, você não tem como ter certeza de que o seu material está protegido.
Imagine submeter informações confidenciais em seu arquivo de texto e, então, descobrir que esse conteúdo caiu nas mãos erradas? O mesmo vale para produtos intelectuais, como trabalhos escolares, teses de mestrado e rascunhos de músicas, livros e afins.
Agora que você tem essa compreensão, vamos ao assunto principal deste artigo.
O procedimento pode variar de acordo com a plataforma escolhida. Há ferramentas mais intuitivas, assim como outras que exigem um pouco mais de trabalho.
Se você está procurando informações sobre como salvar um texto em PDF no Windows 7, em outras versões do Windows, ou mesmo em computadores da Apple, saiba que o procedimento costuma ser o mesmo para qualquer dispositivo.
Em geral, a primeira coisa que você deve fazer é identificar o tipo de conversão permitido. Em iniciativas mais modernas, você pode transformar TXT em PDF, mas também PNG, JPG, Word, Excel e até PPTX em PDF.
Após escolher a sua opção, você será levado para outra página. Lá, você deve fazer o upload do seu documento. Em geral, isso costuma ser muito simples.
Cumpra os requisitos estabelecidos pela plataforma para fazer o download do seu documento em PDF e aproveite!
Importante: nem todas as ferramentas que auxiliam no processo de transformação de texto para PDF são gratuitas. Em geral, a tendência é que os produtos gratuitos tenham opções limitadas de conversão, além de potencialmente serem inseguros e permitir vazamentos de dados.
Assim que o processo de conversão for finalizado, você pode começar a mexer no seu documento.
A depender da plataforma que você está usando, pode ser possível fazer coisas como: adicionar comentários, passar uma espécie de "marca-texto" nos parágrafos, alterar informações repetidas e adicionar datas, assinaturas e afins.
Uma boa ferramenta para edição e para converter TXT em PDF também permite que você adicione imagens. Outras funcionalidades que são bem-vindas e que podem ser encontradas em iniciativas como o PDF Guru estão listadas a seguir.
Nem todas as pessoas querem ter um software a mais no computador. Você certamente já tem documentos e programas demais rodando no seu sistema. Com uma plataforma inteiramente online, você economiza espaço no seu computador, enquanto faz o trabalho de forma rápida e descomplicada.
Boa parte das pessoas que trabalha com a internet ou precisa dela para cumprir demandas da faculdade ou da vida pessoal prefere cumprir tarefas pelo celular. Algumas companhias, por isso, já desenvolveram ferramentas de conversão de TXT para PDF que funcionam bem com internet móvel e em dispositivos mobile.
Já falamos sobre isso, mas é preciso reforçar essa informação. Em uma época onde os seus dados valem mais do que dinheiro, opte por ferramentas que manejam seus documentos com segurança e que permitem que você proteja os seus PDFs com senha.
Opte por companhias especializadas na edição de PDFs em vez de escolher sites que não oferecem transparência sobre o que é feito com os seus dados e documentos após o upload. Além disso, prefira iniciativas com criptografia.
O desenvolvimento de plataformas que transformam seus arquivos em PDF facilita certamente a vida dos usuários, que têm muitas opções para escolher. É preciso, porém, optar por aquelas que têm mais funcionalidades, mas que prezam pela privacidade, bem-estar e integridade dos seus clientes e dos seus documentos.