Esgotadas as inscrições para o 3º Congresso de Direito Processual, que começa hoje em Uberaba, iniciativa da representação da OAB. Serão dois dias com mais de duas dezenas de palestras e conferências com os maiores processualistas do país, como resumiu o advogado e presidente da OAB Uberaba, Eduardo Azank, ouvido ontem pelo Jornal da Manhã.
Todos os convidados estão com presença confirmada, o que significa garantia de cumprimento de toda programação elaborada e amplamente divulgada nos dois dias do congresso. Na plateia de congressistas estarão advogados militantes, profissionais do Direito, como juízes e promotores, bem como estudantes de Direito, com lotação máxima no Teatro Sesiminas, na praça Frei Eugênio.
Realizado com apoio do Jornal da Manhã, o evento terá o credenciamento dos participantes feito a partir de 8h. Para as 9h está programada a abertura oficial. Entre os palestrantes de renome aguardados para logo mais está Petrônio Calmon Filho, procurador da República e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual.
Também para hoje há muita expectativa para palestras de José Herval Sampaio Júnior e Eduardo José da Fonseca Costa, ambos juízes no Rio Grande do Norte, com várias obras publicadas sobre processo civil e processo constitucional. Ambos já estiveram em Uberaba, sendo convidados para retornar em razão das palestras brilhantes já proferidas.
Já amanhã constam como palestras mais esperadas as de Alexandre Freitas Câmara e Humberto Theodoro Júnior. Ambos são considerados os maiores processualistas vivos do Brasil, além de escritores de várias obras neste sentido. Mais que as palestras de temas atualíssimos, haverá o lançamento de obras jurídicas e homenagens aos professores Humberto Theodoro Júnior e Virgílio Machado Alvim.
Comenda. Já na tarde de sexta-feira (15h30) será feita a entrega da Comenda Professor Edson Prata, neste ano tendo como homenageados os advogados Guido Bilharinho, Mauro Baracho e José Sebastião Cheir Dib. A medalha, instituída em 2004, tem a chancela da Escola Superior de Advocacia, Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Minas Gerais) e Instituto dos Advogados de Minas Gerais.