O potencial turístico de Uberaba se renova pela cultura, história por suas belezas naturais, para além do aspecto geológico em evidência com a grandiosidade de Peirópolis. Esses são alguns pontos apresentados no Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, no roteiro de avaliação de especialistas da Unesco durante toda a semana. Neste projeto, foram reunidas algumas das principais atrações que possui o município das águas cristalinas, como o próprio nome diz.
Confira junto ao Jornal da Manhã esses destinos:
Geossítio Santa Rita. (Foto/Divulgação)
Geossítios
Geossítios são locais delimitados geograficamente e que concentram formações geológicas com um grande valor científico, estético, ecológico, turístico, cultural e educativo. Uberaba conta com seis geossítios, localizados em Ponte Alta, Caieira, Santa Rita, Univerdecidade, Serra da Galga e Vale Encantado. Esses locais possuem diversos aspectos que contribuem para contar a história da Terra, entre eles os fósseis encontrados nos locais, além de rochas e até mesmo o solo.
Peirópolis. (Foto/Lílian Veronezi)
Peirópolis
Distrito de Uberaba, Peirópolis já esteve nos holofotes por abrigar a primeira rodovia do Triângulo Mineiro, que transportava cal virgem retirado na região. Hoje, o local é conhecido pelas descobertas paleontológica, como a do Uberabatitan ribeiroi, da espécie titanossauro e considerado o maior dinossauro brasileiro já encontrado. É em Peirópolis que está localizado o geossítio de Caieira, onde foram localizadas centenas de ossos fossilizados do período Cretáceo Superior, principalmente de dinossauros do grupo dos titanossauros. O distrito também abriga fazendas históricas, cachoeiras e é o ponto de encontro de artesãs, doceiras e queijeiras.
Museu dos Dinossauros. (Foto/Jc Duran)
Museu dos Dinossauros
Ainda em Peirópolis, turistas e visitantes podem passar pelo Museu dos Dinossauros. O museu conta com réplicas de dinossauros, sendo a mais famosa delas a do Uberabatitan ribeiroi, localizada no jardim do espaço. Também podem ser conferidos ossos localizados em escavações e trabalhos científicos. Também é possível agendar uma visita guiada pelos estudantes bolsistas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) para uma imersão mais completa.
Maniraptora (Foto/Divulgação)
Maniraptora, abelissauro e titanossauro
Já no perímetro urbano, quem passar pelo Centro de Uberaba para comprar queijos e doces no Mercado Municipal também terá a oportunidade de conhecer Alice, um dinossauro do grupo dos maniraptoras, espécie encontrada em rochas de 65 milhões de anos do período cretáceo. A escultura do animal está localizada na Praça Manoel Terra, próximo às esculturas das espécies abelissauro e titanossauro, no Geossítio Santa Rita. As esculturas também ficam próximo à Igreja Santa Rita, onde funciona o Museu de Arte Sacra (MAS).
Museu Chico Xavier. (Foto/Jc Duran)
Memorial Chico Xavier e Casa da Prece
O médium Chico Xavier é uma personalidade conhecida nacionalmente por sua liderança humanista, exercida através dos trabalhos de caridade e prática da fé kardecista em Uberaba. O Memorial Chico Xavier é um lugar que reúne todos os trabalhos do líder espírita e conta sua história com sensibilidade. Atualmente, o memorial passa por reformas, com abertura prevista para 2024. No entanto, os turistas podem conhecer um pouco mais sobre Chico Xavier em visita à Casa da Prece, local onde o médium realizava seus trabalhos.
Museu do Zebu. (Foto/Preta Ribeiro)
Museu do Zebu
É em Uberaba que está localizada a maior associação de criadores do gado Zebu do mundo. A fama da raça zebuína ganhou potência no Brasil através de uma exposição na cidade polo do Triângulo Sul, que hoje é considerada a Terra do Zebu. O Museu do Zebu, localizado na sede da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) conta toda a história da pecuária zebuína, desde a chegada do primeiro gado zebu ao país, até os dias atuais.
Confira o conteúdo completo: