Apesar da importância da data, ela só se tornou feriado no governo de Eurico Gaspar Dutra, em 6 de abril de 1949 (Foto/Reprodução)
Este sábado é feriado. Muitas vezes chamado de, simplesmente, 7 de Setembro, neste dia comemora-se a Independência do Brasil. Mas você sabe o que aconteceu neste dia para que se tornasse um dos feriados mais importantes do Brasil? O Jornal da manhã conta abaixo o que aconteceu.
O Brasil, após ter sido encontrado, em 1.500, se tornou colônia de exploração de Portugal. E um fato que fez o país se aproximar da libertação foi a transferência da Família Real Portuguesa para cá, em 1808, devido à invasão de Portugal por tropas francesas, tendo como monarca, na época, Dom João VI. Com isso, em 1815, o Brasil deixou de ser colônia e se tornou parte do reino português.
No entanto, havia na elite de Portugal o desejo que a Família Real retornasse e que as medidas, do período que Dom João VI estava reinando fossem revogadas. Nas terras tupiniquins, o sentimento separatista aumentava e em 7 de setembro de 1822, o príncipe regente Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, declarou que o Brasil era, a partir de então, independente de Portugal.
Apesar da importância da data, ela só se tornou feriado no governo de Eurico Gaspar Dutra, em 6 de abril de 1949, com a criação da Lei nº 662. E tradicionalmente, este dia é comemorado com desfiles pelas cidades do Brasil.
Em Uberaba, o desfile da independência deste ano será realizado na praça Magalhães Pinto, em frente ao Quartel do 4º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, a partir da 8h, com o tema “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”.