Para aproveitar ao máximo a observação do alinhamento dos planetas, recomenda-se olhar para o céu pouco antes do amanhecer, na direção leste, próximo ao horizonte (Foto/Reprodução)
Neste sábado (29), um fenômeno astronômico espetacular poderá ser observado a olho nu no Brasil e em todo o hemisfério sul e norte. Saturno, Marte, Júpiter e a Lua estarão alinhados no céu por volta das 6h25, no horário de Brasília. Este evento, conhecido como conjunção, ocorre quando dois ou mais corpos celestes parecem próximos no céu devido a uma ilusão de ótica, fazendo com que pareçam formar uma linha reta, apesar de estarem a milhares de quilômetros de distância.
Embora o fenômeno atinja seu ponto máximo de visibilidade no dia 29, o alinhamento dos planetas com a Lua poderá ser observado também nos dias anteriores e posteriores. Na quinta e sexta-feira, outras conjunções serão visíveis no céu noturno, oferecendo mais oportunidades para os entusiastas da astronomia.
Na madrugada do dia 27, a Lua parecerá estar bem próxima de Saturno, ambos nascendo na direção leste. No dia 28, será possível observar Júpiter ao lado do aglomerado de estrelas das Híades, pouco antes do amanhecer, também na direção leste.
Para aproveitar ao máximo a observação do alinhamento dos planetas, recomenda-se olhar para o céu pouco antes do amanhecer, na direção leste, próximo ao horizonte. Mesmo a olho nu, a conjunção será visível com clareza, mas os astrônomos amadores podem optar por utilizar binóculos ou telescópios para observar cada planeta separadamente devido ao amplo campo de visão que ocuparão no céu.
Para uma visualização ideal, é preferível buscar um local sem obstáculos que bloqueiem a visão do horizonte. Lugares mais afastados dos grandes centros urbanos são ideais, já que a poluição luminosa pode prejudicar a observação do céu noturno.
Dos cinco planetas visíveis a olho nu no céu noturno - Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno - três deles farão parte da conjunção com a Lua neste sábado. Urano, que estaria entre Marte e Júpiter, não será visível a olho nu.
Prepare-se para testemunhar este deslumbrante espetáculo celeste e aproveite a oportunidade de observar uma das mais belas e raras conjunções astronômicas.