Segundo o levantamento, o crescimento nas áreas de telecomunicações e de informática se deve, principalmente ...
A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abiee) divulgou que o faturamento da indústria eletroeletrônica cresceu 11% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2010. A alta foi identificada na área de telecomunicações, que cresceu 21%, seguida por equipamentos industriais, com crescimento de 18%, automação industrial, com aumento de 15% e informática, com acréscimo de 12%.
Segundo o levantamento, o crescimento nas áreas de telecomunicações e de informática se deve, principalmente, ao aumento no consumo. As vendas de computadores de uso pessoal aumentaram 17% no primeiro semestre, enquanto a venda de celulares, na mesma comparação, cresceu em torno de 25%.
De acordo com o gerente de uma rede de lojas de departamentos, João Batista Taveira, neste mesmo período em comparação com 2010, o crescimento das vendas neste segmento, na cidade de Uberaba, gira em torno de 70%. “Este é um dos segmentos que estão puxando o mercado. Aliado à estabilidade econômica, ao ganho de renda, a migração das classes C e D tem contribuído para o consumo.
O segmento tecnológico tem grande procura”, observa.
De acordo com o levantamento, o aumento está associado com os investimentos realizados na infraestrutura de energia elétrica e telecomunicações.
Importação. Um dos segmentos que tiveram o aumento mais significativo em compras do exterior é o de aparelhos celulares, que atingiu US$ 490 milhões no período, 111% acima das importações registradas no primeiro semestre de 2010. Já o número de empregados do setor passou de 174,7 mil, em dezembro de 2010, para 179,4 mil em junho deste ano.