DE NOVO?

Contas de luz vão encarecer em maio com mudança na bandeira tarifária

Publicado em 28/04/2025 às 08:28Atualizado em 28/04/2025 às 08:28
Compartilhar

A partir de maio, os consumidores brasileiros vão sentir um impacto no bolso com a mudança na bandeira tarifária da conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (25) que a sinalização passará para amarela, o que implica em um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O reajuste reflete a redução nas chuvas que tradicionalmente ocorre com o fim do período úmido e o início da estação seca no país. Segundo a Aneel, tanto as previsões de precipitação quanto os níveis de vazão nos principais reservatórios estão abaixo das médias históricas, situação que compromete a capacidade de geração das usinas hidrelétricas.

Desde dezembro de 2024, o sistema vinha operando com bandeira verde, o que indicava condições favoráveis de geração e ausência de cobrança extra. No entanto, com a deterioração no volume de água armazenado nos reservatórios, cresce a necessidade de uso de usinas termelétricas, cuja produção de energia é mais cara, levando ao ajuste tarifário.

O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado em 2015 para tornar mais transparente a relação entre as condições de geração de energia e o custo para o consumidor. Em meio ao novo cenário, a Aneel reforçou o apelo para que a população adote medidas de economia de energia, utilizando a eletricidade de maneira eficiente e evitando desperdícios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por