A troca deve acontecer a partir de compromisso firmado entre o órgão de defesa do consumidor e a Associação dos Supermercadistas de Uberaba denominado De Olho na Validade”
Coordenador do Procon não consegue trocar produto vencido por outro, de graça, em hipermercado, conforme estabelecido em acordo. No início do mês, foi firmado compromisso entre o órgão de defesa do consumidor e a
Associação dos Supermercadistas de Uberaba (Assuper), denominado “De Olho na Validade”. Segundo o documento, a intenção é combater a existência de produtos vencidos nas prateleiras de supermercados. Porém, o combinado não está sendo cumprido.
O próprio coordenador do Procon, Sebastião Severino Rosa, eteve em um hipermercado de Uberaba, na semana passada, e encontrou um produto vencido. Ao tentar levar outro igual ou similar, gratuitamente, conforme foi estabelecido no contrato, acabou gerando confusão entre o gerente do estabelecimento e a funcionária do caixa, que disseram não saber da medida.
“Infelizmente, ainda encontramos, na maioria dos supermercados de Uberaba, produtos vencidos. E eu, enquanto consumidor, encontrei produto vencido, com data de validade do mês de março, que ainda estava na prateleira. E não era o único. Diante disso, resolvi testar. Ver se realmente o acordo está sendo cumprido conforme combinado. Entretanto, acabou gerando confusão”, explica o coordenador. Ele lembra que o contrato com a Assuper foi assinado no mês de abril, mas com prazo de adequação, somente entrando em vigor neste mês.
Diante desta situação, segundo Sebastião Severino, já manteve contato com os diretores da Assuper, para que seja realizada reunião entre a diretoria da associação e o maior número possível de supermercadistas com o objetivo de fazer cumprir o compromisso. “A ideia do programa é induzir o consumidor a fiscalizar os produtos, fazendo com que o comerciante fique mais atento e não cometa irregularidades”, esclarece.