O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vai patrocinar projetos de interesse das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências em todo o estado. Pessoas jurídicas de direito público ou privado sem fins lucrativos podem se credenciar no Chamamento Público aberto pelo Conselho. O edital foi publicado nesta terça-feira (23), e os interessados podem se credenciar até o dia 31/10/2024. Mais informações neste link.
Instituições de ensino superior, entidades de classe, associações, consórcios, sindicatos, órgãos ligados à administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional podem inscrever projetos, que devem ser do tipo “Evento no formato presencial, híbrido ou online” ou “Publicação impressa ou eletrônica”.
Leia também: Codiub publica relação de candidatos inscritos
Além disso, os conteúdos devem observar aspectos como promoção da igualdade étnica, de gênero e combate a discriminação ou violência; promoção da acessibilidade de idosos e de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Será proibida a comercialização das publicações patrocinadas pelo Crea-MG, além de ser vedado o patrocínio de projetos que incitem a violência, estimulem trabalho análogo a escravidão ou tenham cunho religioso ou político partidário. A classificação dos projetos será feita por meio de uma comissão interna que analisará os aspectos técnicos detalhados no edital.
O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, reforça que essa iniciativa tem o propósito de valorizar as profissões e mostrar a necessidade e a importância da engenharia, da agronomia e das geociências para o avanço da sociedade. “As nossas profissões atuam diretamente para promover o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e a melhoria da qualidade de vida. Viabilizar esses projetos agrega ainda mais ao debate, buscando soluções inovadoras e sustentáveis em direção a um futuro mais próspero e inclusivo”, afirma Gervásio.
Investimento
O valor global destinado para a concessão de patrocínio é de R$ 2 milhões, e para cada categoria de projeto é pré-estabelecido um valor máximo distinto, já especificado no edital. O credenciado deverá pleitear uma cota de acordo com as contrapartidas oferecidas, e deverá detalhar, no plano de trabalho, todos os custos que justifiquem o valor solicitado. A inscrição no Chamamento Público para Credenciamento não gera obrigação de patrocínio e, aqueles que forem contemplados, deverão ter o Crea-MG apenas como patrocinador, sendo proibido que a cota destinada patrocine o objeto integralmente.