Modelo ilustrativo da aeronave hipersônica em desenvolvimento pela startup Suíça (Foto/Divulgação / Destinus)
Uma viagem de São Paulo (Brasil) a Xangai (China) leva, em média, 22 horas. Mas uma startup da Suíça desenvolve um avião supersônico que vai encurtar a viagem para apenas 4 horas.
Embora seja difícil de acreditar, o projeto vai utilizar tecnologia de ponta para criação dos chamados aviões hipersônicos, que fazem uso hidrogênio como combustível.
"O objetivo é fazer com que a aeronave voe sobre as ondas de choque que ela mesma gera. É um formato altamente eficiente, que consome menos combustível, já que há menos resistência com o ar", explicou o gerente de desenvolvimento do projeto, Martina Löfqvist.
O avião é chamado de Destinus e já conta com protótipos já bem desenvolvidos. Segundo informações da CNN, ainda no fim de 2023 o avião deverá fazer um voo inaugural. A startup afirmou que o valor da passagem não sofrerá alterações.
Antes das aeronaves hipersônicas serem finalizadas, a empresa irá desenvolver drones fazendo uso da mesma tecnologia. Até 2030, a companhia projeta ter criado modelos capazes de transportar 25 passageiros.
Fonte: O Tempo