
O acidente ocorreu por volta das 17h10, na pista sul, sentido litoral (Foto/Reprodução)
Dois motoristas, de 57 e 59 anos, morreram após um grave acidente envolvendo quatro caminhões na tarde de quinta-feira (27), no km 53 da Rodovia Anchieta, em Cubatão (SP). A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) informou que a causa mais provável da colisão foi a perda de freios de uma das carretas no trecho de serra.
O acidente ocorreu por volta das 17h10, na pista sul, sentido litoral. Segundo a PMRv, o motorista de uma carreta carregada com mais de 40 toneladas de soja perdeu o controle do veículo e atingiu a traseira de outra carreta, que transportava um contêiner. Com o impacto, o segundo caminhão foi lançado contra a lateral de um terceiro e, em seguida, colidiu com a traseira de um quarto veículo antes de atingir a mureta de concreto.
As duas primeiras carretas pegaram fogo imediatamente após a batida. Os motoristas morreram no local. A carga de soja e parte do contêiner ficaram espalhadas pela pista, que precisou ser totalmente interditada.
A Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, informou que a pista sul ficou bloqueada para atuação do Corpo de Bombeiros, equipes de resgate e caminhão-pipa da concessionária. As chamas foram controladas às 18h20. Houve congestionamento entre os km 40 e 50, e a pista norte precisou operar em sentido litoral. Às 19h30, a pista sul foi liberada.
Imagens registradas por uma câmera acoplada a um dos caminhões atingidos mostram o momento do impacto. Os motoristas dos outros dois veículos envolvidos saíram ilesos, segundo a PMRv, e realizaram teste do bafômetro, que deu negativo para consumo de álcool.
O caso foi apresentado no 1º Distrito Policial de Cubatão e registrado como homicídio culposo na direção de veículo. A perícia da Polícia Científica foi acionada, e a área permaneceu isolada até a conclusão dos trabalhos.