Prefeito quer adequar a proposta, que visa o fim do limite de 10% para o plantio da cana de açúcar
Atualmente, a lei permite plantio de lavoura de cana de açúcar em apenas 10% da área de cultivo do município
Prefeito Anderson Adauto (PMDB) quer adequar a proposta, que visa o fim do limite de 10% para o plantio da cana de açúcar em Uberaba. Considerado polêmico para ambientalistas, o projeto estava em tramitação no Legislativo, mas foi retirado de pauta a pedido do próprio prefeito – autor da iniciativa de revogar o artigo 187-A da Lei Orgânica do Município.
De acordo com ele, os empresários do setor sucroalcooleiro lhe sugeriram propor algumas adequações no projeto, para levar o assunto para discussão junto à comunidade uberabense. “Queremos ter mais números e dados para justificá-lo à sociedade”, afirma. Ele ressalta que este foi o principal motivo de ter retirado o projeto de tramitação junto à Câmara Municipal de Uberaba.
Após melhorar estes pontos no texto, o prefeito garante que a revogação será reenviada para ser votada pelos vereadores na CMU. “Este é um compromisso que tenho com os agricultores e as pessoas que trabalham no setor”, afirma.
Por outro lado, AA admite que o adiamento da votação da proposta evita possíveis desgastes políticos eleitorais, principalmente por conta das eleições municipais de 2012. No entanto, ele reconhece não ter como evitar este tipo de situação, lembrando que devido ao ano eleitoral, todas as questões serão polemizadas pela oposição. “Mas não foi este o motivo da retirada do projeto de pauta”, reforça. (DB)