A característica unificada da prova permitirá aos candidatos concorrerem a diversas vagas dentro da mesma área de atuação em diferentes órgãos federais (Foto/Arquivo)
O Concurso Nacional Unificado, conhecido como o "Enem dos concursos", está programado para preencher 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos do governo federal. As oportunidades abrangem diversos cargos, como engenheiro, psicólogo, economista, técnico em comunicação social, entre outros, com salários iniciais que podem alcançar até R$ 22,9 mil.
A característica unificada da prova permitirá aos candidatos concorrerem a diversas vagas dentro da mesma área de atuação em diferentes órgãos federais, tudo isso mediante o pagamento de uma única taxa de inscrição. O edital completo, contendo todos os detalhes do concurso, deve ser divulgado em 20 de dezembro, e a Fundação Cesgranrio será responsável pela aplicação da prova, prevista para ocorrer em fevereiro ou março de 2024.
O funcionamento do processo se dará da seguinte maneira, conforme estabelecido pelo governo:
As provas do "Enem dos concursos" ocorrerão em 180 cidades brasileiras, selecionadas com base em municípios com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso um município selecionado não possua estrutura adequada, as provas serão realizadas em cidades próximas, conforme determinado pela comissão organizadora.
Segue o cronograma do concurso: